A Microsoft lança nessa semana novo aplicativo para Windows Phone compatível com a interface Metro UI (chamada oficialmente de Microsoft Design Language) do Windows 8. Com isso, a companhia fabricante de software deixa de lado o programa Zune que, pelos últimos dois anos, auxilia na tarefa de transferir arquivos e conteúdos do computador para o celular e vice-versa.

Presente na Loja do Windows 8, o aplicativo replica uma série de funcionalidades existentes anteriormente no Zune Software. Por exemplo, visão geral do estado de armazenamento do smartphone, importante para saber se o usuário está chegando no limite de fotos, vídeos e músicas que o aparelho com Windows Phone 8 permite carregar consigo.

A Microsoft anunciou os novos recursos do Windows Phone 8 na segunda-feira (29).

Ainda não se sabe o que a Microsoft pretende fazer com quem possui smartphones rodando Windows Phone em versões predecessoras do WP8. Aqui na redação do Tecnoblog fizemos o teste de compatibilidade do Lumia 800 (rodando SO 7.10.8773.98) e o aplicativo Metro. Em nenhum momento o software reconheceu o smartphone fabricado pela Nokia e iniciou a sincronização dos dados.

Não reconheceu o Lumia 800
Não reconheceu o Lumia 800

O Zune Software permanece como opção para quem tem XP, Vista ou Windows 7. Da mesma forma, donos de computadores Mac têm o software Windows Phone Connector disponível para download. Quem usa Linux não tem tanta sorte assim – a Microsoft não liberou cliente oficial para sincronização na plataforma de código aberto.

É natural que a MS comece a migrar os aplicativos para o visual Metro UI. Só não podem esquecer que nem todos os consumidores irão imediatamente pular para o Windows 8, ainda que com o preço agressivo de 69 reais pela atualização. A título de comparação, o iTunes da Apple garante a sincronização dos iTrecos há muitos anos e continua com a mesma experiência de sincronização – ainda que alguns consumidores reclamem da lentidão do software (eu incluso).

Atualização às 18h36.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados