Rumor do dia: o Siri do Windows Phone pode se chamar Cortana, inspirado na série Halo

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 1 semana

Você já conhece o Siri, assistente pessoal do iPhone que dá dicas, responde perguntas e executa tarefas, além de te aconselhar quando você leva um fora. Com o sucesso do aplicativo, parece que o rol de assistentes inteligentes (que, além do Siri, no iOS, também conta com o Google Now, para Android) vai crescer mais um pouco.

Ao que indicam os rumores, a Microsoft também está desenvolvendo um software semelhante para o Windows Phone 8.1. Pelas imagens vazadas recentemente, o sistema receberá também uma central de notificações, mas o assistente pessoal parece ser mesmo sua grande cartada.

O aplicativo se chamaria “Cortana”, inspirado pela inteligência artificial que acompanha Master Chief na série Halo, do Xbox 360, e já vem sendo sondado há algum tempo. Um app semelhante, nomeado de “zCortana” já teria sido encontrado em uma versão vazada do sistema operacional.

halo-4-review-cortana

Steve Ballmer, o quase-ex-CEO da Microsoft, publicou uma nota em julho, em que daria algumas pistas sobre o assistente:

“Nossa interface de usuário será profundamente personalizável, baseada na avançada, quase mágica, inteligência em nossa nuvem, que, com o tempo, aprende mais e mais sobre pessoas e o mundo. Ela suportará nativamente todos os nossos serviços essenciais, e será boa em responder perfeitamente ao que as pessoas perguntarem, até mesmo antecipando o que eles precisam, antes que a perguntem.”

Apesar das já consolidadas e em avanço constante tecnologias da Apple e do Google, não se espera que a tal de Cortana seja lançada antes de, no mínimo, 2014.

Com informações: Time Tech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Relacionados