Sony Xperia Z1F é um smartphone compacto, mas com hardware potente

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Finalmente alguém fez um Android compacto com hardware potente: a Sony confirmou os rumores e anunciou uma versão menor do seu smartphone topo de linha, o Xperia Z1. Com tela de 4,3 polegadas, o aparelho se chama Xperia Z1F e, diferente do que outras fabricantes fizeram, a Sony manteve as principais características do Z1: ele tem o mesmo hardware, o mesmo acabamento com alumínio e vidro e a mesma câmera de 20,7 MP.

xperia-z1f

A resolução da tela não é 1080p como o Xperia Z1, mas a definição continua bastante respeitável: com 4,3 polegadas e resolução de 1280×720 pixels, são 342 ppi. E isso pode acabar sendo um ponto positivo, porque, com o mesmo chip quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e a poderosa GPU Adreno 330, é bem provável que o Xperia Z1F se dê melhor que o irmão maior nos jogos — mas ainda temos que esperar os benchmarks para confirmar isso.

Além de incluir o chip mais potente da Qualcomm, a Sony colocou 2 GB de RAM, bateria de 2.300 mAh, 16 GB de armazenamento interno (que podem ser expandidos com um microSD) e câmera de 20,7 MP com sensor Exmor RS. A traseira é de vidro, as bordas são metálicas, o botão Power é de alumínio e o corpo do Xperia Z1F é resistente a água. São 140 gramas, 9,7 mm de espessura e 6,5 cm de largura, a mesma do Moto X.

Pelo menos por enquanto, o Xperia Z1F será vendido exclusivamente pela japonesa NTT DoCoMo e suportará a rede LTE de até 150 Mb/s da operadora. Ele será lançado no Japão a partir de dezembro, nas cores preto, branco, rosa e limão (que não é verde, mas sim amarelo). Todas as informações sobre o aparelho estão em japonês no site da Sony.

A Sony ainda não revelou se pretende lançá-lo em outros países, mas seria muito bom se ele aparecesse por aqui. Entramos em contato com a Sony Brasil, que afirmou ainda não ter informações sobre a disponibilidade no mercado brasileiro. O modelo maior, Xperia Z1, deve chegar às lojas brasileiras ainda este mês.

Atualizado às 15h19.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados