Procon-SP: computadores e celulares são as categorias mais reclamadas no 1º semestre

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Lenovo / CCE: a mais reclamada
Lenovo / CCE: a mais reclamada

Computadores e telefones celulares. No primeiro semestre de 2014, estas foram as categorias que mais receberam queixas referentes a defeitos no Procon-SP. É o que aponta um relatório divulgado pela entidade nesta quinta-feira (4).

O documento revela que, no período informado, fabricantes de computadores e produtos de informática receberam 1.980 reclamações. Queixas referentes a telefones celulares surgem logo atrás, como 1.874 registros.

Produtos da chamada linha branca (eletrodomésticos) aparecem na sequência com 1.370 queixas. Televisores são a quarta categoria mais reclamada, com 762 registros.

Em relação a computadores (desktops e laptops), o grupo Lenovo / CCE figura como o principal alvo de reclamações. Foram 829 queixas, sendo que somente 61% delas foram resolvidas. A diferença é gritante para a segunda colocada, a Positivo, que teve 159 reclamações, mas resolveu 70% delas.

Na categoria de celulares, aparelhos da Samsung são os que mais geraram reclamações. Foram 571 registros contra 297 da segunda colocada, a Motorola. Mas a companhia coreana foi a que apresentou maior índice de resolução: 95%. O índice da Motorola é de 87%.

Nokia, LG e Lenovo / CCE também aparecem nesta listagem com 190 (84% de resolução), 172 (93%) e 128 reclamações (67%), respectivamente.

Por conta do período eleitoral, o Procon-SP não divulgou em seu site mais detalhes a respeito do relatório, como costuma fazer, mas é claramente perceptível que os problemas no pós-venda continuam significativos no Brasil, por mais rigoroso que seja o Código de Defesa do Consumidor.

Em nota, a Lenovo / CCE, que também lidera as queixas na categoria de televisores (165 reclamações com somente 60% de resolução), informou que “tem intensificado seus investimentos na área de atendimento ao consumidor”. Uma das medidas é a criação de um centro de reparos na fábrica da companhia em Itu, interior de São Paulo.

Com informações: Agência Brasil

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados