É possível que a queda de desempenho da bateria tenha sido um dos fatores que te motivaram a trocar seu antigo notebook por um novo. Mas você sabia que, mesmo não tendo a autonomia de antes, o componente pode ser reaproveitado em finalidades nobres, como prover iluminação em moradias de famílias carentes?
A afirmação vem da IBM Research. Em um estudo realizado em Bangalore, Índia, os pesquisadores da organização constataram que, no mínimo, 70% das baterias de laptops descartados podem armazenar carga suficiente para alimentar uma lâmpada de LED por, pelo menos, quatro horas diárias durante um ano.
Em combinação com outros equipamentos, como painéis de energia solar e baterias recarregáveis, a energia obtida poderia aumentar a quantidade de horas de iluminação ou mesmo ser utilizada para outros fins.
Para comprovar sua teoria, os pesquisadores da IBM uniram esforços com uma empresa de pesquisa chamada RadioStudio. Juntos, eles recolheram baterias de laptops descartados, removeram as células de armazenamento de cada uma delas, selecionaram aquelas em bom estado de conservação e, finalmente, as recombinaram.
As baterias recondicionadas oriundas deste processo foram complementadas com circuitos para recarga e proteção contra superaquecimento. Posteriormente, foram distribuídas a cinco moradores de favelas em Bangalore.
Estas pessoas utilizaram as baterias para a finalidade proposta, iluminação, durante três meses. Os resultados agradaram tanto que elas chegaram a sugerir aos pesquisadores da IBM lâmpadas mais fortes e até fios resistentes a mordidas de ratos. Estes e outros recursos fazem parte de uma nova rodada de testes.
A IBM explica que não tem intenção de tratar a ideia como um produto comercial. A pesquisa possui, unicamente, finalidades sociais. Além de trazer um pouco mais de conforto e segurança a famílias que vivem em áreas com infraestrutura precária, a iniciativa se mostra amigável ao meio ambiente.
Só nos Estados Unidos, 50 milhões de laptops são descartados anualmente. Todos os componentes destes equipamentos podem causar sérios problemas ambientais. Mas, por conta de sua composição química, as baterias são os itens mais perigosos em relação a este aspecto, razão pela qual o seu reaproveitamento é sempre muito bem-vindo.
Com informações: MIT Technology Review