Se você sempre se perguntava “e para OS X?” toda vez que surgia uma notícia com novidades sobre o Office, pode ficar aliviado. Nesta quinta-feira (5), a Microsoft lançou o primeiro preview público do Office 2016 para Mac. Entre as novidades da versão está a otimização de conteúdo para telas Retina.
Isso significa que, no novo Office, o usuário pode criar gráficos no Excel ou montar apresentações no PowerPoint, por exemplo, que aproveitam de maneira inteligente todo o potencial das telas com Retina. O Office 2011 já tinha, de certa forma, algum suporte para a tecnologia, mas agora a Microsoft está explorando o recurso de modo abrangente.
Outro destaque é a já esperada ampliação da integração com as nuvens. O Office 2016 para Mac vem preparado para trabalhar com OneDrive, OneDrive for Business e SharePoint. Graças a isso, é possível compartilhar documentos facilmente ou acessá-los mais tarde a partir de outro dispositivo, como um smartphone ou um tablet.
Ainda em relação às nuvens, o Office 2016 vem com suporte melhorado a trabalho colaborativo: o usuário pode, de maneira simultânea, dividir a edição de um documento com um colega remoto, mesmo que esse esteja usando o Office para Windows.
Embora não muitas, também há novidades nas funções de cada aplicativo, é claro. O Word tem entre seus novos recursos dicionário com interface que facilita a leitura e um painel de navegação que ajuda a localizar pontos específicos de um documento.
O Excel ganhou suporte aos atalhos de teclado existentes em sua versão para Windows (mas os atalhos específicos para Mac continuam funcionando) e novas ferramentas de análise estatísticas, por exemplo.
No PowerPoint, o destaque é o modo de visualização do apresentador, que exibe notas do slide atual, prévias da página seguinte, temporizador, entre outros recursos.
Outlook e OneNote também fazem parte do Office 2016, mas mudam pouco em relação às versões já disponíveis para quem é assinante do Office 365. Essa não chega a ser uma notícia ruim: anunciado em outubro do ano passado, o novo Outlook para Mac é bastante versátil. Pode-se dizer o mesmo do OneNote.
O preview do Office 2016 para Mac pode ser baixado aqui, gratuitamente. É necessário ter o OS X Yosemite para rodá-lo. Para quem já possui o Office 2011, ambos os pacotes podem “conviver” na mesma máquina sem um interferir no outro.
A Microsoft promete lançar a versão final do novo Office para Mac no segundo semestre de 2015.