Falha no Google Apps expõe dados privados de mais de 280 mil domínios

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Um domínio supostamente desprotegido semanas depois da renovação
Um domínio supostamente desprotegido semanas depois da renovação

Uma falha bizarra no Google Apps fez o serviço disponibilizar indevidamente dados de registro de 282.867 domínios. O problema foi identificado em 19 de fevereiro e corrigido alguns dias depois, mas teve um longo tempo de “vida”: a vulnerabilidade existia desde 2013.

A falha foi identificada pela Cisco. Os especialistas da companhia estimam que o total informado corresponde a 94% dos domínios de clientes do Google Apps que foram registrados por intermédio da eNom. O problema não afetou endereços associados a outras companhias de registro.

Os dados vazados são aqueles que podem ser obtidos por ferramentas de WHOIS, como esta: nome do registrador, endereço físico, telefone, email, entre outras informações.

Se não todas, a maioria das empresas de registro oferece um serviço adicional que oculta os dados de registro dos usuários que querem mantê-los em sigilo, só os liberando sob ordem judicial. Na eNom, essa opção pode chegar a custar US$ 6 anuais por domínio. A ironia da história é que a contratação desse serviço não conseguiu proteger os dados dos clientes.

O estrago só não foi maior porque há usuários que optam por não ocultar as informações de registro – elas ficam disponíveis de uma forma ou de outra. Além disso, a exposição dos dados acontecia apenas algum tempo após a renovação do domínio, pelo o que foi observado. Muitos usuários registram endereços por dois ou mais anos e, assim, escaparam de renovar seu domínio durante o período em que a falha existiu.

Clientes afetados estão sendo avisados pelo Google via email. Mas não há o que ser feito, a não ser redobrar as atenções quanto ao uso indevido das informações – o problema foi solucionado, mas não é difícil encontrar ferramentas que mantém históricos de consultas de WHOIS.

Com informações: Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados