Google encaminha multas para clientes que baixam conteúdo pirata pelo Google Fiber

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
google-fiber-speedtest

O Google Fiber, que oferece conexão de 1 gigabit por segundo ao custo de US$ 70 por mês, está encaminhando multas para clientes que baixam conteúdo pirata através do serviço de internet por fibra óptica da empresa. Os pagamentos chegam a US$ 300 e os usuários são alertados por email, junto com um aviso de suspensão de conexão caso os downloads continuem.

Mas espere: esse tipo de multa é relativamente comum nos Estados Unidos. Existem empresas, como a Rightscorp e a CEG TEK, que têm como objetivo localizar e multar internautas que violam direitos autorais de músicas, filmes e jogos. Essas companhias coletam o dinheiro e encaminham parte da receita das multas para os produtores de conteúdo.

Então qual a polêmica? Bom, quando as empresas encontram alguém que está baixando conteúdo pirata, elas enviam cartas automáticas para as operadoras, que então deveriam encaminhar a demanda para o tal infrator. O Google Fiber está fazendo justamente isso. Só que essa não é uma unanimidade: na verdade, grandes operadoras, como AT&T, Comcast e Verizon, se recusam a encaminhá-las.

Parte do email enviado pelo Google Fiber aos pirateiros
Parte do email enviado pelo Google Fiber aos pirateiros

A alegação das operadoras é que os clientes devem ser protegidos de falsas acusações. A Comcast, maior empresa de banda larga dos Estados Unidos, pega a carta original (com o texto ameaçador e a multa de centenas de dólares) e simplesmente substitui todas as ameaças por um texto padrão, dizendo que a operadora recebeu uma reclamação e que isso não é legal. A multa, então, não chega ao cliente.

O TorrentFreak, portanto, diz que a prática do Google, de encaminhar multas para os usuários, é “surpreendente, já que a empresa tem um bom histórico em proteger os interesses dos consumidores”. Pelas leis norte-americanas, as operadoras não têm obrigação de encaminhar por completo as ameaças aos clientes. O Google não se pronunciou.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados