Google Fiber terá internet de 20 Gb/s (que custa bem caro)

Operadora de internet por fibra do Google começa a liberar a assinatura do pacote de 20 Gb/s; plano segue em fase de testes

Felipe Freitas
Por
Cabo de fibra óptica (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Google Fiber passa a ofertar internet por fibra de 20 GB/s, mas só com preço elevado (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google Fiber, serviço de internet por fibra do Google, está liberando a assinatura do seu plano de velocidade de 20 Gb/s em alguns lugares dos Estados Unidos. O plano custa US$ 250 (R$ 1.229,92) por mês e está disponível em Kansas City, uma parte do estado da Carolina do Norte, Arizona e Iowa. O serviço também entrega ao cliente um modem com Wi-Fi 7.

A empresa começou a anunciar essa velocidade no mês de outubro. O Google não precisou alterar a sua estrutura de fibra ótica para ofertar a internet de 20 Gb/s. A rede do Google Fiber utiliza a tecnologia 25G PON da Nokia, que permite aumentar a largura de banda mantendo a estrutura atual de fibra.

Internet de 20 GB/s do Google ainda em fase inicial

Apesar de iniciar a venda dos pacotes, a internet de 20 GB/s do Google é um produto em acesso antecipado — e isso é dito pela própria empresa. A big tech ofertará o plano para uma lista especial de clientes, provavelmente os que têm perfil de early adopter e entusiasta.

Explicando para quem não sabe, early adopter é o termo usado para o perfil de consumidores que adota uma tecnologia ou produto logo no seu início, não ligando para possíveis problemas (e falta de jogos quando falamos de early adopters em consoles).

Voltando a falar do acesso antecipado, até mesmo o Wi-Fi 7 pode ser considerado como “experimental”. A Wi-Fi Alliance espera iniciar a certificação dos modems com essa tecnologia no primeiro trimestre de 2024.

No vídeo incluído nessa matéria, Nick Saporito, diretor de produto do Google Fiber, explica que as primeiras versões do modem Wi-Fi 7 do plano serão grandes, mas que a evolução da tecnologia permitirá que o tamanho do equipamento diminua com o passar do tempo.

O Google Fiber, vale relembrar, não está disponível no Brasil. Por aqui, o maior plano de internet por fibra é da TIM Ultrafibra com 2 GB/s — no caso das operadoras nacionais. Em 2021, a Naxi, provedora regional de Jaraguá do Sul (SC), anunciou um plano de 6 GB/s, o maior do Brasil até então. O Tecnoblog entrou em contato com a empresa para saber se ela ainda oferta esse serviço. A matéria será atualizada em caso de resposta da empresa.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Google Fiber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados