Exclusivo: Menos de 10% dos clientes estouram a franquia, diz diretor da TIM

Tecnoblog entrevista Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM, que comenta os bastidores da expansão do 4G e os próximos passos do 5G

Lucas Braga
Por
Celular com logo da TIM
TIM começa a usar Starlink em áreas remotas e comenta sobre 5G FWA (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Rio de Janeiro — A TIM conquistou um importante marco neste mês: ativou uma antena de telefonia celular na pequena cidade de Guarinos, em Goiás. E com isso, se tornou a primeira operadora a oferecer internet móvel em 100% dos municípios brasileiros. Mesmo com a celebração deste feito, a companhia entende que ainda há muito a fazer.

Em entrevista exclusiva ao Tecnoblog, o diretor de tecnologia da TIM Brasil revelou os bastidores da operação para conectar todas as cidades. Leonardo Capdeville revelou que a tele adotou a tecnologia da Starlink em vez do satélite convencional para alimentar uma torre num local remoto.

Capdeville também comentou sobre o 5G FWA, serviço já oferecido pelas concorrentes Claro e Vivo, mas que ainda não foi lançado pela TIM. A operadora mantém cautela com esse tipo de produto, e aposta no desenvolvimento de uma tecnologia a um custo mais acessível.

Também perguntamos sobre planos de celular com internet ilimitada, algo que já existe em outros países — inclusive pela própria TIM na Itália. O executivo falou de especificidades regulatórias que impedem esse tipo de oferta no Brasil, mas detalhou que os planos pós-pagos atuais já são “praticamente ilimitados” e que menos de 10% dos usuários estouram a franquia.

Confira abaixo o papo completo com Leonardo Capdeville. O texto foi editado para maior clareza.

Os desafios da expansão do 4G

Lucas Braga (Tecnoblog) — Como foi o desafio de chegar a todas as cidades brasileiras com 4G? A TIM havia anunciado esse compromisso em 2020.

Leonardo Capdeville (TIM) — Muitas dessas cidades não são atrativas economicamente, mas o compromisso era tão sério que a gente fez uma debênture de R$ 1,6 bilhão, baseada no conceito ESG.

Não foi um desafio simples. A gente chegou em lugar que não tinha nem eletricidade constante. Tivemos que criar uma solução que conseguisse usar painel solar e bateria de lítio.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil (foto por Ismar Ingber)
Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM (Imagem: Ismar Ingber/Divulgação)

O que você encontrou de curioso no processo de expandir a cobertura para locais remotos? E as dificuldades?

A gente colocou um site na beira de um rio do Pará. Começamos a notar que o pico de tráfego acontecia das 6h30 às 8h da manhã. Uma coisa estranha… Sabe por quê? As pessoas vinham de barco, paravam na frente da torre, faziam tudo que tinha que fazer, mandavam Pix, falavam com alguém, para depois seguir a viagem no rio.

Teve uma cidade em que quase perdemos o prazo. Houve a seca histórica no Amazonas, então o trajeto de barco ficou intransitável até o rio subir. Levamos 15 dias para fazer o transporte, quando o esperado eram 5 dias.

Antena da TIM cobre trecho de estrada em General Salgado/SP (Imagem: Reprodução/TIM)
Antena da TIM com paineis solares e conexão via satélite em General Salgado/SP (Imagem: Reprodução/TIM)

Como é a manutenção dessas antenas remotas?

Em alguns casos, a gente habilita as pessoas locais a trabalharem, então alguém da região vai até a antena e nos ajuda, em contato com um técnico remoto. Casos mais sérios podem exigir a presença de um técnico. Isso pode levar até cinco dias para acontecer por causa do deslocamento. Mas essa é a realidade do Brasil… Remédio também leva os mesmos cinco dias.

Boa parte desses sites remotos são conectados via satélite. Vocês pensam em usar a Starlink para melhorar a qualidade e diminuir a latência?

Sim. A gente fez um teste em Pacajá, no Pará, porque identificamos certo congestionamento no satélite tradicional. Foi a primeira cidade em que a gente colocou a Starlink e performou super bem.

A gente analisa o tempo inteiro qual a melhor opção para cada lugar. Hoje, trabalhamos com satélites de banda C, banda Ku, banda Ka e estamos começando os primeiros testes com a Starlink.

Antena da TIM em Pacajá (PA). No topo da torre há uma antena da Starlink
Antena da TIM em Pacajá (PA). No topo da torre há uma antena da Starlink (Imagem: TIM)

Em termos de custo, usar Starlink chega a ser mais barato que satélites de outras bandas?

É difícil de afirmar que sim porque são modelos muito diferentes. Na banda Ku, a gente contrata a capacidade de espectro do satélite, enquanto a Starlink tem um modelo diferente, por consumo. Então depende muito, é difícil fazer a conta. Mas o nosso foco é ter o melhor, nem sempre o mais barato.

Vocês irão abrir a rede 4G em locais remotos para roaming de clientes de outras operadoras?

A Anatel obriga que as operadoras liberem o roaming em cidades com menos de 30 mil habitantes. É o que nós fazemos atualmente. No entanto, não é obrigação das demais operadoras contratarem a nossa rede em roaming.

Em 2020, a TIM firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Anatel convertendo multas em compromissos. Havia uma meta de expansão de cobertura. O crescimento do 4G para todas as cidades foi compromisso desse TAC ou uma iniciativa da própria TIM?

Essa meta de chegar a todos os municípios era uma meta nossa, que a gente assumiu com o mercado quando lançamos a debênture. O TAC feito com Anatel abordava uma série de questões antigas, de não atender determinados regulamentos e uma série de coisas. Tínhamos uma lista de municípios que deveriam receber a cobertura, mas não eram todos os municípios do Brasil.

A TIM chegou em todos os municípios brasileiros com 4G. Qual é o próximo passo?

Tem muita coisa pra fazer. Se você soma todas os operadoras hoje e analisa a cobertura territorial no Brasil, estamos falando de alguma coisa em torno de 17%. Temos uma grande oportunidade de áreas não cobertas.

Estamos desbravando duas novas frentes. A primeira é o agronegócio, em que temos 16 milhões de hectares cobertos. A outra frente são as rodovias. As novas concessionárias têm obrigação de entregar conectividade. Antes elas faziam isso por Wi-Fi, mas era caríssimo e não funcionava bem. Agora, a gente faz parceria e passa a prover o acesso via 4G.

A estratégia da TIM para banda larga fixa via 5G

Claro e Vivo já lançaram ofertas de 5G FWA, para banda larga fixa. Quando a TIM terá um produto assim?

É um tema comercial. A gente vê duas barreiras que deveriam ser removidas para que o FWA ganhasse escala. A primeira é a cobertura. Ainda temos muito a cobrir, mas onde temos serviço, cobrimos bem. A segunda barreira é o custo do CPE [modem que fica na casa da cliente]. O preço ainda é muito alto. Precisamos que o custo fique razoável para lançar o serviço e ter escala.

CPE (modem) de acesso 5G
CPE (modem) da Huawei compatível com 5G (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Agora, existe um novo recurso do 5G que deve chegar no ano que vem: o RedCap. É um padrão da 3GPP que, em vez de usar todo o espectro, utiliza somente uma parte. Em vez de chegar a velocidades de 1 Gb/s, vai chegar a 100 Mb/s, que é uma banda mais do que suficiente para todas as aplicações de IoT e também para uso residencial, com a mesma latência do 5G.

A vantagem é que os chips do RedCap tendem a ser 40% mais baratos. O custo do CPE deve diminuir muito e poderemos levar internet aonde não chegamos com fibra, além de viabilizar o IoT no 5G. A Qualcomm deve anunciar seu chipset com RedCap no primeiro trimestre de 2024, e a TIM está preparando os testes para suportar o padrão.

A rede da TIM Brasil permite oferecer planos de celular com internet ilimitada? Essa é uma tendência que a gente vê em vários países, como nos Estados Unidos e até mesmo na Itália com a própria TIM…

Nosso pós-pago tem planos com franquias que se aproximam a 100 GB, então é praticamente um ilimitado… A quantidade de clientes que estouram a franquia é muito baixa, bem menos que 10% dos usuários, então os pacotes são confortáveis.

Eu poderia ter um plano ilimitado de 200 GB ou 300 GB. Isso não faz diferença para o usuário. A questão do ilimitado é uso abusivo. Ao ofertar o plano ilimitado temos o cliente que usa para as próprias necessidades, mas também tem gente que compartilharia a conexão para vender o acesso.

Planos pós-pagos da TIM são "confortáveis", diz Capdeville
Planos pós-pagos da TIM são “confortáveis”, diz Capdeville (Imagem: Reprodução)

Nos planos ilimitados dos Estados Unidos existem restrições. Por exemplo, não pode fazer tethering e as operadoras têm o direito de cortar a conexão se ocorrer o uso abusivo. Se eu vendo um plano ilimitado no Brasil, com a regulação da Anatel, não posso fazer essas restrições.

Mas vocês aplicam limites na banda larga fixa. Tem o limite de 2 TB na TIM Ultrafibra…

Mas dá uma olhada pra ver se a gente aplica…

Tem uma matéria no Tecnoblog sobre um cliente que teve o acesso cortado e recebeu a carta de cancelamento…

É um caso que está explícito no nosso regulamento. A gente não está vendendo um plano “ilimitado”.

💡 Nota do autor

Vale lembrar que existe uma decisão cautelar da Anatel em vigor desde 2016 que proíbe a aplicação de franquia na banda larga fixa por grandes operadoras, seja com redução de velocidade ou corte do acesso.

Por onde anda o 5G Standalone?

A TIM foi a favor do 5G no formato Standalone. Estamos quase em 2024 e notamos que o 5G SA da empresa é restrito a poucos clientes que têm plano pós-pago e pacote adicional. Vocês pretendem em algum momento próximo abrir a rede 5G SA para clientes do controle, pré-pago ou pós-pago sem o pacote?

O Standalone vai viabilizar o 5G para o mercado B2B no longo prazo. O slicing (com priorização de banda) e o trabalho em baixa latência só serão possíveis nessa rede.

Quando a gente fala em investimento em infraestrutura, nunca podemos falar em dois, três anos. Tem que pensar em cinco, dez anos. Por isso optamos por construir a rede diretamente no 5G SA. Não poderíamos nos dar ao luxo de investir duas vezes.

A liberação do Standalone para outros planos e pacotes depende da área de negócios da TIM. Isso é possível do ponto de vista técnico. Também existe a questão dos smartphones compatíveis com o 5G SA, que ainda são poucos. Somente 5% da nossa base estão no Standalone.

A penetração de aparelhos 5G no Brasil está mais acelerada do que esperávamos, mas por causa do 5G NSA. Ainda não chegaram aplicações para consumidores finais que demandem o SA.

Lucas Braga viajou ao Rio de Janeiro a convite da TIM.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados