TIM é a primeira operadora a levar 4G para todas as cidades do Brasil

Operadora havia anunciado meta de cobrir 100% dos municípios brasileiros até o final de 2023; 4G da TIM poderá atender clientes da Claro e Vivo em cidades pequenas

Lucas Braga
Por
Celular com logo da TIM
TIM passa a atender todos os 5.570 municípios brasileiros com 4G (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Rio de Janeiro — Em julho de 2020, a TIM havia se comprometido a levar 4G para todas as cidades do Brasil até o final de 2023. Promessa cumprida: a operadora concluiu a expansão e atende todos os 5.570 municípios brasileiros com sinal de quarta geração.

A última cidade que recebeu a cobertura 4G foi Guarinos (GO), município que conta com 2,1 mil habitantes. O local ainda não tinha nenhuma estação 4G de nenhuma operadora, e a ativação da ERB da TIM foi concluída em 6 de dezembro de 2023.

Vale lembrar que a TIM já tinha alcançado cobertura própria em 100% das cidades brasileiras desde janeiro de 2023, mas essa estatística considerava tecnologias anteriores como 3G e 2G. No 5G, a TIM atende 191 municípios.

Meta de cobertura foi estabelecida pela própria TIM

Em junho 2020, a TIM havia firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Anatel para melhorar a infraestrutura e expandir o 4G para 350 municípios pequenos. Na época, a operadora atendia 3.516 municípios; sendo assim, a obrigação seria alcançar a marca de 3.866 municípios.

A TIM resolveu estabelecer uma meta por conta própria, e prometeu levar a tecnologia 4G para todos os 5.570 municípios brasileiros até o final de 2023. Trata-se da única operadora que chegou a esse feito.

De acordo com o Teleco, a Vivo é a vice-líder em cidades cobertas com 4G, com 4.750 municípios. A Claro fica na lanterna das grandes operadoras, com 4.480 localidades com tecnologia LTE.

Em entrevista exclusiva ao Tecnoblog, Leonardo Capdeville, CTO da TIM, contou os desafios para levar sinal de celular em áreas remotas. Vários locais não contam com infraestrutura de energia elétrica; nesses casos, é necessário utilizar placas solares com bateria de lítio.

Antena da TIM em General Salgado/SP alimentada por painéis solares, de forma off grid
Antena da TIM com painéis solares leva cobertura celular para estrada (Imagem: Divulgação/TIM)

Capdeville também relata as dificuldades para chegar em alguns locais remotos: “Teve uma cidade que quase perdemos o prazo. Houve a seca histórica no Amazonas, então o trajeto de barco ficou intransitável até o rio subir, levamos 15 dias quando o esperado eram 5 dias”.

Ter todos os municípios cobertos não significa que todas as áreas do Brasil possui sinal de celular. “Ao mesmo tempo que estamos muito orgulhosos de chegar em 100% das cidades ainda há muito o que fazer. Se olhar todas as operadoras, a cobertura de celular atinge 17% do território brasileiro”, diz Capdeville.

Cobertura da TIM pode atender clientes da Claro e Vivo

Além de atender seus próprios clientes, a rede 4G da TIM em locais remotos poderá beneficiar clientes de outras operadoras. Capdeville explica sobre a exigência da Anatel, que obriga as teles a abrir a rede em regime de roaming em todos os municípios com menos de 30 mil habitantes.

Isso não significa que todo mundo poderá utilizar a rede da TIM nesses municípios. “Não é obrigação das operadoras concorrentes utilizarem o roaming. Temos que deixar o roaming aberto, mas pode ser que a operadora queira ou não utilizar a nossa rede”, afirma.

Lucas Braga viajou ao Rio de Janeiro a convite da TIM.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados