TIM libera internet 5G em mais 57 cidades brasileiras; veja a lista

Com novas adições, serviço de quinta geração da TIM atinge 270 cidades brasileiras; operadora tem mais de 7 mil antenas 5G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana
5G
TIM expande cobertura 5G para mais municípios (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A TIM anunciou mais uma expansão da sua rede 5G. A operadora liberou o sinal em mais 57 cidades de 12 estados brasileiros. Os usuários que possuem smartphone compatível poderão desfrutar de uma rede móvel mais rápida, com velocidades que podem chegar a 1 Gb/s.

Ao falar de número de municípios cobertos com 5G, a TIM lidera a cobertura no Brasil, com 270 localidades cobertas. De acordo com dados do Teleco, a Claro figura no segundo lugar, com 233 municípios, enquanto a Vivo mantém rede de quinta geração em 181 cidades.

A TIM também possui vantagem no número de antenas com 5G de 3,5 GHz: são 7,8 mil estações licenciadas na Anatel, contra 6,5 mil antenas da Claro e 4,5 mil da Vivo.

No entanto, a TIM é a operadora brasileira com menos usuários de quinta geração. Do total de aparelhos 5G reportados para a Anatel em fevereiro, a Claro responde por 38%, a Vivo por 36,6% enquanto a TIM tem apenas 25,4%.

Para tentar atrair mais assinantes, a TIM disponibiliza um test drive para que interessados possam testar o 4G e 5G. Para poder usufruir, é necessário ter um smartphone compatível com chip virtual eSIM e não ter nenhuma linha ativa com a operadora no seu CPF.

Teste de velocidade no 5G da TIM
Teste de velocidade no 5G da TIM (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

As novas cidades com 5G da TIM

De acordo com a TIM, as ativações do 5G nos novos municípios ocorreu entre fevereiro e março. A operadora aproveitou para expandir o sinal em alguns municípios de regiões metropolitanas, como é o caso de Poá (SP) e Nilópolis (RJ).

É importante ressaltar que o 5G pode não atingir todas as regiões de uma determinada cidade. Por se tratar de uma tecnologia nova, a expansão do sinal é feita de forma gradativa, uma vez que nem todas as torres existentes recebem os novos equipamentos.

Confira abaixo a lista das novas cidades com cobertura 5G:

EstadoCidades com cobertura 5G
AmazonasHumaitá
BahiaCandeias
CearáBarbalha
Mato Grosso do SulIvinhema
Minas GeraisCurvelo, Ibirité, Passos, Patos de Minas, São Lourenço e Varginha
ParáMarituba
ParanáArapongas, Arapoti, Engenheiro Beltrão, Mandirituba, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Rio Branco do Sul, Telêmaco Borba, Apucarana, Carambeí, Contenda, Medianeira, Paranavaí, Santa Fé, Santo Antônio da Platina e Fazenda Rio Grande
Rio de JaneiroMaricá, Mesquita, Nilópolis e Queimados
Rio Grande do SulCachoeirinha
RondôniaVilhena
Santa CatarinaBiguaçu, Barra Velha, Capivari de Baixo, Criciúma, Jaraguá do Sul, Lages, Otacílio Costa, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, Seara e Tijucas
São PauloArujá, Caieiras, Francisco Morato, Santana do Parnaíba, Itapecerica da Serra, Bauru, Campo Limpo Paulista, Franca, Jaú, Jandira, Lorena, Poá e Votorantim

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados