Exclusivo: 3 mil pessoas já fizeram o novo test drive da TIM

Test drive permite que clientes da Claro e Vivo experimentem 4G e 5G da TIM através de eSIM com 30 GB de internet grátis

Lucas Braga
Por
Test drive da TIM dá 30 GB grátis para experimentar rede móvel
Test drive da TIM dá 30 GB grátis para experimentar rede móvel (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Ocupando o terceiro lugar em clientes no mercado de telefonia móvel, a TIM lançou uma ousada ferramenta para tentar abocanhar clientes da Claro e Vivo. A operadora passou a oferecer um test drive gratuito para que qualquer pessoa possa experimentar o 4G e 5G, sem necessidade de ir pessoalmente até uma loja ou se comprometer com algum tipo de contrato.

Essa não é exatamente uma novidade para o leitor do Tecnoblogdivulgamos o test drive da TIM em primeira mão, quando ainda estava em fase piloto. A ferramenta foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (16), com uma grande campanha com criadores do TikTok.

Com o test drive, clientes da Claro, Vivo e outras operadoras poderão testar gratuitamente a rede da TIM por um mês, com 30 GB de internet móvel e ligações ilimitadas para todo o Brasil. É uma ótima oportunidade para verificar como é o sinal da concorrente antes de solicitar uma eventual portabilidade numérica e se comprometer com um contrato fidelizado. Clientes existentes da TIM não podem aderir à oferta.

Após o período do test drive, o cliente pode optar por aderir a um plano, fazer portabilidade, recarregar a linha para mantê-la no pré-pago ou simplesmente abandonar a TIM e voltar para a operadora anterior. Todo o processo é feito de forma online, através do aplicativo Meu TIM.

Ainda na fase de soft launch, o Test Drive da TIM alcançou mais de 3 mil usuários ativos após publicações segmentadas em redes sociais. O Tecnoblog conversou com Paulo Esperandio, diretor de marketing da TIM Brasil, para entender melhor a estratégia da operadora.

Colocando a cobertura à prova

O lançamento do Test Drive não começou de um dia para o outro. O executivo relata que a equipe da TIM desenvolve o produto no início de 2023, com estudos técnicos e mercadológicos que levaram 10 meses para viabilizar a solução.

“É um grande marco, algo muito valente da empresa em se dispor a fazer um test drive gratuito. É comum em alguns mercados evoluídos, mas na América Latina a TIM é pioneira. Já foi lançado nos Estados Unidos e alguns casos foram fonte de estudo para nós”.

O executivo relaciona as melhorias de cobertura da TIM com o início do test drive. “O projeto nasce para coroar e compartilhar todo o esforço corporativo feito para garantir a cobertura distintiva da TIM”, afirma.

Atualmente, a TIM é a operadora com o maior número de municípios cobertos com 4G — e tem meta para completar 100% das cidades brasileiras até o final de 2023. No 5G, a operadora lidera em número de antenas, mas perde em clientes para Claro e Vivo.

Antena da TIM cobre trecho de estrada em General Salgado/SP (Imagem: Reprodução/TIM)
Antena da TIM conectada via satélite cobre trecho de estrada em General Salgado/SP (Imagem: Reprodução/TIM)

eSIM é a solução para o test drive, mas tecnologia ainda é para poucos

O test drive da TIM funciona utilizando chip virtual eSIM. Dessa forma, a operadora não precisa enviar um chip físico para a casa do cliente, e toda a ativação acontece de forma remota.

“O teste passa por uma confluência de evoluções tecnológicas que permitiram que a gente conseguisse fazer uma ativação remota, via eSIM, abrindo a possibilidade para que clientes de outras operadoras testem esses esforços distintivos que a TIM fez para evoluir a rede, cobertura e qualidade.”

O eSIM não é uma tecnologia nova, mas continua restrita a modelos mais caros da Apple, Samsung e Motorola. É muito difícil — ou impossível — encontrar um smartphone de entrada compatível com o chip virtual.

Perguntei ao executivo sobre estatísticas de uso do eSIM. Esperandio afirma que no mercado brasileiro, existem cerca de 10% a 12% de smartphones compatíveis com o chip virtual. Isso não significa que todos os aparelhos utilizam o eSIM: o número diz respeito a quantidade de celulares com suporte à tecnologia. Várias pessoas continuam utilizando o chip físico.

eSIM da TIM
eSIM da TIM (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Questionei se a operadora pretende lançar o test drive no chip físico, ou se a barreira do eSIM ajuda a conquistar clientes que optariam por planos mais caros:

“A questão é técnica e comercial. O eSIM viabiliza esse tipo de produto porque é massificável em escala e sem ônus para o cliente. No chip físico, uma operação tem custos grandes de logística, distribuição, e podem virar uma porta aberta para usos abusivos do serviço.

A gente acredita no eSIM porque ele é massificável, controlável, gera uma jornada bastante transparente e com viabilidade técnica que facilita esse tipo de operação. O que a gente acredita no médio prazo é que, mesmo que ainda exista uma restrição para produtos de mais alta gama, o eSIM está acelerando bastante em todas as linhas de produto. Motorola e Samsung estão acelerando a adoção em gamas mais baixas.

A gente acredita que no médio prazo a gente vai ter um nível de penetração de aparelhos com eSIM que vai tornar esse produto cada vez mais relevante no dia a dia do mercado e da população.”

O executivo diz que a adoção do eSIM no Brasil ainda é baixa, e as iniciativas no mercado foram tímidas e pontuais entre todas as operadoras, inclusive a própria TIM. “A gente espera que acelerem consideravelmente a ativação dessa tecnologia [eSIM] através do test drive”, afirma.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados