Vivo é a operadora de celular mais rápida do terceiro trimestre

Empresa conquistou a velocidade mediana de 47,44 Mb/s no terceiro trimestre. Dados foram coletados pelo velocímetro da Ookla.

Thássius Veloso
Por
5G (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
5G Standalone está em processo de expansão (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Vivo é a operadora com a internet móvel mais rápida do país. Ela bateu a velocidade mediana de 47,44 Mb/s no último trimestre. A diferença é pouca em relação à Claro, que aparece no segundo lugar, com conexão mediana de 46,67 Mb/s. Já a TIM figura na terceira posição, com rede de 43,34 Mb/s.

Os dados foram compilados pela Ookla com base em milhões de medições feitas pelo velocímetro Speedtest.net no terceiro trimestre de 2023. Apesar de o relatório ser interessante de acompanhar, leve sempre em consideração que as condições de rede podem mudar de rua para rua.

Gráfico informa velocidade de download e de upload no Brasil, entre outros dados
Brasil ocupa posição 51 em ranking global de conectividade (Imagem: Reprodução/Ookla)

5G faz Brasil disparar

Talvez seja ainda mais prudente observar os números gerais do mercado brasileiro. A velocidade mediana da internet móvel ultrapassou a marca dos 47 Mb/s nas últimas semanas. Para se ter uma ideia, ela estava em 31,52 Mb/s em agosto de 2022 contra 47,02 Mb/s no mês passado.

O avanço da velocidade combina com a expansão do sinal de 5G, em especial na modalidade Standalone, aquela em que o núcleo de rede e os equipamentos são completamente dedicados a esta tecnologia.

Houve pouca melhora na taxa de transmissão de dados: o upload mediano passou de 10,71 Mb/s para 12,71 Mb/s no intervalo de um ano.

O Brasil aparece em 51º no ranking global de conectividade móvel. Ele perdeu uma posição em relação ao trimestre anterior. Emirados Árabes Unidos, Catar e China compõem o top 3.

Brasília continua em primeiro

Faz anos que nós acompanhamos os relatórios da Ookla. Não importa a data escolhida, grandes são as chances de Brasília despontar como a cidade com a rede mais veloz do país. Não foi diferente no terceiro trimestre de 2023: os brazilienses conseguiram um download mediano de 106,21 Mb/s.

Goiânia aparece em segundo lugar, com 80,32 Mb/s. Na sequência estão São Paulo em terceiro (79,91 Mb/s), Curitiba em quarto (77,67 Mb/s) e Rio de Janeiro na sexta posição (75,54 Mb/s).

Galaxy na frente do iPhone

O levantamento também considera os smartphones a partir dos quais foram feitos os testes de velocidade. Com isso, a Ookla consegue calcular a velocidade mediana nos aparelhos mais populares. A Samsung sai na frente da Apple, conforme você vê abaixo.

  1. Galaxy S23 Ultra – 243,86 Mb/s
  2. Galaxy S22 Ultra – 220,92 Mb/s
  3. iPhone 14 Pro – 202,98 Mb/s
  4. iPhone 14 Pro Max – 193,59 Mb/s
  5. Galaxy A54 – 191,09 Mb/s

Não custa lembrar que o período do levantamento não inclui o lançamento do iPhone 15.

Receba mais sobre Vivo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados