O que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C?
Faixas de frequência de comunicação; saiba o que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C, como são definidos esses espectros
Faixas de frequência de comunicação; saiba o que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C, como são definidos esses espectros
As Bandas de comunicação têm características diferentes. Veja em meu artigo o que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C, quais as diferenças e definições desses modelos de transmissão tão importantes para as telecomunicações.
Os equipamentos usados para comunicação, sem fio, fazem uso de uma frequência ou um conjunto de frequências chamada banda. Normalmente são utilizados para a transmissão de informações e dados.
Muitos equipamentos têm a função de comunicação sem fio e os satélites não são diferentes. O satélite utiliza uma combinação de frequências com o objetivo de transmitir as informações. A internet via satélite utiliza as bandas: Banda Ku, Banda Ka, Banda C.
Banda Ku é uma das faixas de frequência que são utilizadas para a internet via satélite. Seu modelo de comunicação costuma ser utilizado no movimento entre satélite → antena e vice e versa.
As características físicas encontradas em suas antenas são mais simples que as de outras frequências. São pequenas, com material mais frágil, tendo seu custo muito reduzido. A qualidade do material utilizado interfere no seu desempenho, constantemente sofrem interferências climáticas.
A faixa de frequência usada comercialmente fica entre 10.7 GHz e 18 GHz também sendo utilizada por emissoras de TV, outros serviços como radares e pela polícia.
A Banda Ka é a que tem a frequência mais alta e o maior espectro de banda para operar, na faixa de 27 e 40 GHz. Foi evitada por muito tempo, pois é mais suscetível a degradação de sinal, fenômeno rain-fade, absorção dos sinais de rádio por gelo, neve ou a própria atmosfera.
As empresas correram atrás de tecnologia para reverter esse quadro, a Embratel por exemplo, já oferece internet de banda larga na frequência Banda Ka, alimentando as regiões mais distantes com sua conexão. É a solução para os problemas de congestionamento das frequências mais baixas.
O aumento da operacionalidade da banda Ka é devido à grande demanda de processos baseados na internet. Não é simplesmente uma zona de fuga da Banda Ku; a Banda Ka tem um novo tipo de arquitetura de transmissão com gerenciamento da largura das bandas, modelos de satélites que oferecem maior qualidade, melhor performance e acessos rápidos.
A Banda C é uma faixa de frequência que os satélites utilizam para realizar a comunicação utilizando o espectro de frequência entre 3.7 GHz a 6.425 GHz e funciona para transmissão de dados tanto analógicos e digitais.
É reconhecida pela grande estabilidade de sinal, permitindo que informações continuem trafegando mesmo sob condições climáticas adversas, tempo fechados com nuvens carregadas, chuvas fortes, excesso de poluição e até evaporação das florestas.
É o inverso da situação da banda Ku, o custo operacional para utilizar essa banda é mais baixo, em compensação, os equipamentos utilizados têm um valor muito elevado. O investimento pode ser recuperado ao longo do tempo, mas o capital inicial deve ser robusto.
Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C. O futuro, principalmente do tráfego de dados via internet, é a expansão estável da Banda Ka.
Com informações: elsys, everythinggrf, portelink, embratel