SmartBar - Synaptics

É provável que você não conheça a Synaptics, mas já tenha usado produtos dela. A companhia desenvolve touchpads para laptops e painéis sensíveis a toques empregados em dispositivos móveis, por exemplo. A experiência no ramo ajudou a empresa a desenvolver uma ideia interessante: uma barra de espaço capaz de reconhecer gestos.

A barra de espaço é a única tecla que é utilizada pelas duas mãos (se você digita como manda o figurino). Ela deve ser alcançada pelos dois polegares. Essa é a principal razão para o botão ser, comumente, o mais largo do teclado.

Na visão da Synaptics, a barra de espaço tem dimensões tão generosas que pode ser aproveitada para outros fins. É essa linha de pensamento que a levou a projetar a SmartBar, uma barra de espaço com uma área sensível a toques.

A ideia não é substituir o mouse ou o touchpad de um notebook, mas agilizar determinadas tarefas via comandos por gestos. A companhia deu alguns exemplos: se você mantiver os dois polegares sobre a tecla e movê-los lateralmente, poderá dar zoom em uma imagem; arraste um polegar da esquerda para a direita (e vice-versa) e você poderá alternar entre os aplicativos abertos.

Synaptics SmartBar

Dá para presumir que, pegando o jeito, a SmartBar propiciará um ganho de produtividade substancial. Também há o outro lado, é verdade: e se um simples esbarrão na tecla resultar em um comando inesperado? Só testando mesmo para termos certeza das vantagens e desvantagens.

Quando poderemos fazer isso? Ninguém sabe ao certo. A tecnologia em si já está disponível, mas é necessário que fabricantes a implementem. Felizmente, já há companhias interessadas, de acordo com a Synaptics. Uma delas é a Thermaltake, que cogita lançar um teclado com a SmartBar em sua linha de produtos para eSports.

Com informações: Digital Trends

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados