Blitab é um tablet que exibe conteúdo em braille

Tecnologia permite que cegos possam navegar por arquivos e páginas da web em um tablet especial

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
braille-tablet-blind-blitab-slavev

Uma startup chamada Blitab criou uma tecnologia que permite aos cegos consumirem conteúdo usando um tablet especial, por meio do sistema braille. Os deficientes visuais já podem usar os recursos de acessibilidade das plataformas móveis, mas o objetivo do novo dispositivo é ajudar na alfabetização em braile.

O display do tablet que leva o mesmo nome da empresa é feito de um líquido especial que sintetiza o conteúdo do texto para braille. Assim, a partir de pequenas bolhas na tela, cegos podem navegar pela web, assim como por arquivos, livros, gráficos e até mapas.

O Blitab não possui conexão móvel ou Wi-Fi, mas tem uma entrada USB e outra para cabo de rede. Dessa forma, os usuários podem converter conteúdo oriundo de pendrives, páginas da web e tags NFC.

blitab-braille-tablet-blind

O cofundador da startup, Slavi Slavev, informou ao IBTimes UK que a tecnologia é “revolucionária” e que, antes desse lançamento, outros dispositivos geravam conteúdo de apenas uma linha (como o U2 MINI). O Blitab, por sua vez, se parece mais com um tablet convencional, com todo o espaço frontal dedicado à tela.

A empresa publicou um vídeo sobre o tablet em setembro do ano passado, mas só apresentou o protótipo nesta sexta-feira (26) na conferência Hello Tomorrow, em Paris.

Infelizmente, o Blitab não é muito acessível. Ainda em desenvolvimento, o tablet custará cerca de 2.500 euros (aproximadamente R$ 8,8 mil) e a previsão da empresa é leva-lo ao mercado em setembro de 2016.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados