Conheça o Arrow, launcher da Microsoft para Android
Aplicativo substitui a sua tela inicial com atalhos para apps, lista de tarefas, contatos frequentes e mais
Aplicativo substitui a sua tela inicial com atalhos para apps, lista de tarefas, contatos frequentes e mais
Você já conhece a nova estratégia da Microsoft: não focar só no Windows Phone, mas lançar apps até exclusivos para os sistemas móveis concorrentes. Um exemplo é o Arrow Launcher, um app ainda em beta fechado que substitui a homescreen do seu Android. Eis as principais funcionalidades:
A tela inicial do Arrow Launcher exibe duas seções de aplicativos: recente e frequente; cada uma exibe os aplicativos acessados de acordo com o tempo ou a frequência, respectivamente. À esquerda da página inicial ficam os contatos mais recentes ou frequentes, tanto por e-mail quanto por telefone. Na tela à direita há uma lista de tarefas por padrão, na qual o usuário pode definir lembretes e selecionar uma data e hora para que o launcher o avise de uma reunião importante, por exemplo.
A bandeja de aplicativos mostra, como de costume, 4 aplicativos principais e o botão para acessar a lista completa de apps no meio. A novidade está no gesto: ao deslizar o dedo para cima a partir da bandeja, o usuário tem acesso a mais 5 aplicativos e 5 contatos recentes. Tudo é organizado de uma forma agradável visualmente; o que atrapalha é a barra de navegação, que não fica transparente, como em outros launchers. Poxa, Microsoft.
Para escolher o papel de parede, o usuário tem três opções: selecionar um dos 14 que a Microsoft oferece por padrão (são muito bonitos, por sinal), carregar um da galeria ou ativar a escolha automática de papéis de parede do Bing, que muda a cada 24 horas de acordo com o bing.com.
A lista completa de apps não é organizada por páginas, como no Android puro. É uma lista alfabética com uma barra de pesquisa no topo para achar facilmente o que você quer abrir. Não sou muito fã de acessar meus apps por listas, mas até que essa ficou bem legal.
Fora os diferenciais acima, o Arrow Launcher não tem mais nenhuma opção de customização. Não há, por exemplo, como adicionar widgets na tela inicial ou customizar as páginas com mais aplicativos. O usuário pode remover um app da lista de recente ou frequente, mas ele será automaticamente substituído por outro.
O Arrow Launcher ainda está em beta fechado e você pode acompanhar o desenvolvimento nessa comunidade do Google+. Caso você não queira esperar ser chamado, pode baixar o *.apk aqui, cortesia do Microsoft News. É importante lembrar que, como testes ainda estão sendo feitos, o Arrow não está totalmente estável e por isso está sujeito a bugs, que devem ser reportados na seção Feedback.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}