A Motorola está caminhando para atualizar toda a linha de dispositivos para o Android 6.0. Começou com o Moto X de 2ª geração e o Moto X Style, passou pelo Moto G de 2ª geração e, desde o início da semana, usuários brasileiros e indianos do Moto X Play começaram a receber a atualização para o Marshmallow.

O número da versão é 24.11.18.en.01, que traz todos os recursos já conhecidos do Marshmallow, como controles de volume que funcionam como deveriam, melhorias no compartilhamento e um novo modelo de permissões, de funcionamento semelhante ao iOS.

Agora, a permissão ao aplicativo é concedida quando ele precisar usar. Por exemplo: caso o WhatsApp precise enviar um áudio, o pedido de uso do microfone aparece na tela para o usuário em vez dele conceder a permissão já na hora de baixar o aplicativo. Isso evita que o usuário aceite alguma permissão suspeita sem ler, prática comum em apps maliciosos.

Outra novidade é o modo Doze, que reconhece quando o dispositivo está descansando e faz o smartphone “dormir” para não gastar muita bateria em standby. Não que o Moto X Play precise: no review do aparelho, constatamos que a bateria pode durar até dois dias em uso moderado. Mas uma carga adicional é sempre bem-vinda, né?

Now on Tap

A atualização também inclui o Now on Tap. Com essa função, o Google Now exibe uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Por exemplo: você está ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google “quem é o cantor principal?”, sem explicitar a banda. A resposta vem logo a seguir: Tyler Joseph.

Quem já esgotou os 32 GB do Moto X Play também terá outra chance para ter mais memória interna no dispositivo. Com o Marshmallow, agora é possível fundir o armazenamento com um microSD. Ou seja, a memória externa passará a fazer parte do armazenamento interno, permitindo que o usuário instale aplicativos e jogos em mais alguns gigabytes de memória. Se você fizer a atualização já com um cartão inserido, ele não será integrado à memória. Mas esta página ensina como fazer a integração.

Outro destaque do Marshmallow é o backup automático dos aplicativos para o Google Drive e, por causa disso, remove o aplicativo Motorola Migrate, que faz basicamente a mesma coisa. A fabricante também decidiu não incluir o Moto Connect, serviço de espelhar SMS para o Chrome, alegando que ele era pouco usado.

Caso você não tenha recebido a atualização, aguarde alguns dias, uma vez que ela está sendo disponibilizada aos poucos. Se o arquivo da atualização for liberado, vamos publicar um tutorial para forçar a instalação. O Marshmallow deve chegar nos próximos meses para os seguintes dispositivos:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados