Moto G de 2ª geração começa a receber Android 6.0 Marshmallow
Depois do Moto X Style e Moto X de 2ª geração serem atualizados com o Android 6.0 Marshmallow, a Motorola começou a liberar a novidade para o Moto G de 2ª geração, dispositivo que tem mais distribuição no mercado brasileiro. Novamente, Brasil e Índia foram priorizados na atualização para o Android 6.0.
Infelizmente, a atualização parece estar chegando apenas para a variante do Moto G com suporte a dois chips e TV. Se o seu modelo é inferior, você deve esperar mais um pouco. Há alguns meses, a fabricante havia anunciado a lista completa de smartphones que terão atualização para o Marshmallow. Os dispositivos são estes:
- Moto X Style;
- Moto X de 2ª geração;
- Moto X Play;
- Moto G (3ª geração);
- Moto G (2ª geração com 4G);
- Moto Maxx.
David Schuster, que comanda as atualizações de software na Motorola, confirmou que o Moto X de 1ª geração, Moto G de 1ª geração (e variante com 4G) e o Moto E de 1ª geração vão continuar no Lollipop. Embora a fabricante não tenha incluído o Moto E de 2ª geração na lista de dispositivos a serem atualizados, Schuster decidiu omiti-lo no anúncio. Será que há esperanças?
O que há de novo
A principal novidade do Marshmallow para quem tem pouca memória interna é a fusão com um microSD. Ou seja, a memória externa passará a fazer parte do armazenamento interno, permitindo que o usuário instale aplicativos e jogos em mais alguns gigabytes de memória. Se você fizer a atualização já com um cartão inserido, ele não será integrado à memória. Mas essa página ensina como fazer a integração.
Outra novidade é o modo Doze, que reconhece quando o dispositivo está descansando e faz o smartphone “dormir” para não gastar muita bateria em standby. Também foi implementado um novo sistema de permissões para evitar que o usuário aceite alguma permissão suspeita sem ler (isso também adiciona uns pontos na segurança).
A atualização também inclui o Now on Tap. Com essa função, o Google Now exibe uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Por exemplo: você está ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google “quem é o cantor principal?”, sem explicitar a banda. A resposta vem logo a seguir: Tyler Joseph.
Outro destaque do Marshmallow é o backup automático dos aplicativos para o Google Drive e, por conta disso, remove o aplicativo Motorola Migrate, que faz basicamente a mesma coisa. A fabricante também decidiu não incluir o Moto Connect, serviço de espelhar SMS para o Chrome, alegando que ele era pouco usado.
Atualizações menores, como melhorias no compartilhamento, controles de volume e Android Pay também chegarão para todos os dispositivos listados acima. Para conferir a lista completa de novidades do Android 6.0 Marshmallow, é só clicar aqui.
Instruções de atualização (XT1069)
Se você ainda não teve sorte de receber o Marshmallow automaticamente, não se preocupe: é possível atualizar para a versão de testes do Marshmallow. Isso significa que o software não é final, mas é estável o suficiente para uso diário. Instale por sua conta e risco.
Importante: nem todos os modelos do Moto G de 2ª geração podem fazer a atualização por este método. Ele deve se encaixar dentro desses requisitos:
- Ter um software retail (ou seja, sem vínculo com operadoras) de modelo XT1069 (dual-SIM com TV).
- Ter feito a última atualização do Android, que é aversão 5.0.2. Assim, o campo “Número da versão” em “Sobre o telefone” deve exibir 22.56.3.
- Estar com a bateria devidamente carregada (acima de 50% pelo menos) e deixar o celular na tomada durante a atualização.
- Não ter root ou alguma modificação no sistema, como recovery modificado.
Caso você se encaixe em todos os requisitos, já é possível atualizar. É só fazer o download deste arquivo e seguir os passos abaixo:
- Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
- Vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualização do Sistema para checar por atualizações;
- Se tudo der certo, aparecerá um aviso semelhante à imagem acima e é só confirmar para começar a atualização;
- Agora é só esperar. E esperar mesmo. Até a tela inicial ficar acessível, o processo pode demorar até uma hora.
Se você não conseguiu passar do item 2, não se preocupe. Também é possível fazer a atualização manualmente, aplicando o *.zip pelo menu recovery. Abaixo estão as instruções:
- Transfira o arquivo na extensão *.zip para a raiz da memória interna do seu dispositivo. É importante que ele não seja extraído nem colocado dentro de uma pasta;
- Desligue o seu dispositivo;
- Pressione o botão de diminuir o volume mais o botão power durante cinco segundos;
- Essa é a tela de fastboot. Pressione o botão de diminuir o volume até chegar na opção Recovery e aperte o botão de volume para cima para confirmar;
- Não se assuste se você se deparar com o boneco do Android. É só pressionar o botão de energia e depois tocar no botão de volume para cima para aparecer o menu de atualização;
- Selecione a opção Install zip from sdcard, procure pelo arquivo Blur_Version.22.56.3.titan_retbr_dstv.retbr.en.BR.zip e confirme usando o botão de ligar;
- Quando a atualização terminar, é só selecionar a opção Reboot system now.
Se tudo deu certo, seu Moto G de 2ª geração já deverá estar rodando o Android 6.0 Marshmallow sem problemas. Se você tem um XT1068 e quer tentar a sorte, um usuário do XDA ensina a fazer o processo com o arquivo do XT1069 aqui (em inglês).
Com informações: AndroidPIT.