Estes são os smartphones da Motorola com atualização para o Android 6.0 Marshmallow
A Motorola anunciou nesta sexta-feira (2) quais smartphones receberão atualização para o Android 6.0 Marshmallow, a versão mais recente do Android. Desta vez, a fabricante surpreendeu alguns usuários e segurou a atualização até para dispositivos que foram lançados este ano (!).
Ainda que a maioria da sua base de dispositivos esteja rodando o Android 5.1 e, para alguns, essa tenha sido a primeira atualização que o aparelho recebeu, a fabricante omitiu smartphones que teoricamente teriam capacidade para receber o Android 6.0.
Eis a lista completa dos aparelhos:
- Moto X Style
- Moto X Play
- Moto X (2ª geração)
- Moto G (3ª geração)
- Moto G (2ª geração)
- Moto G (2ª geração com 4G)
- Moto Maxx
E… não, eu não esqueci de mais nenhum dispositivo. Moto X e Moto G de 1ª geração não serão mais atualizados, assim como o Moto E de 2ª geração, que foi lançado em fevereiro deste ano. A única atualização que ele chegou a receber foi o Android 5.1 Lollipop.
Por que o Moto E morreu tão cedo? Uma das possibilidades é que a Motorola decidiu poupar os usuários de ter um celular ainda mais lento, uma vez que o Moto E não rodava bem nem o Android 5.0. Mesmo assim, há uma contradição aqui: em fevereiro, como aponta o Android Police, a Motorola disse em um vídeo o seguinte:
E enquanto outros smartphones nessa categoria [de preço] nem sempre suportam atualizações, nós não esquecemos de você, e garantimos que o seu Moto E será atualizado depois da compra.
O problema é que ele não será mais, segundo o post no blog oficial da Motorola escrito por Bjorn Kilburn, vice-presidente de gerenciamento de software de produtos da Motorola. A fabricante não deu nenhuma justificativa para a falta de atualização, mas a página brasileira informa que algumas inclusões podem ser feitas na lista de dispositivos.
Quais as novidades?
Como de praxe, o software da Motorola continua sendo um dos mais próximos ao Android puro, com poucas modificações e a adição de alguns recursos úteis. Algumas novidades, como o modo Não perturbe, conflitam com o que o Moto Assist faz hoje na linha de dispositivos da Motorola. Por isso, a fabricante optou por remover o Moto Assist do Android 6.0.
Outro recurso da atualização é o backup automático para o Google Drive, no qual os dados do app serão criptografados, salvos e a restauração para um novo dispositivo é automática. A Motorola também matou o Moto Connect, serviço de espelhar SMS para o Chrome, justificando que pouca gente o usava.
Outras novidades do Android 6.0 Marshmallow incluem o novo gerenciamento de energia, batizado de Doze, que impede os apps de gastarem muita bateria quando o smartphone não está sendo usado. Com o Now on Tap, o Google Now pode exibir uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Por exemplo: você está ouvindo Twenty One Pilots no Spotify e pergunta para o Google “quem é o cantor principal?”, sem explicitar a banda. A resposta vem logo a seguir: Tyler Joseph.
Recursos menores, como melhorias no compartilhamento, controles de volume e Android Pay também chegarão para todos os dispositivos listados acima. Para conferir a lista completa de novidades do Android 6.0 Marshmallow, clique aqui.
Você possui algum dispositivo que não será atualizado pela Motorola?
Leia | Como colocar música de toque no Android [Moto G ou Moto Z]