Temos que pegar: Pokémon Go chega ao Android e iOS
Aplicativo usa a realidade aumentada para colocar Pokémons ao seu redor. Seja um treinador você também!
Na madrugada desta quarta-feira (6), fãs de Pokémon foram surpreendidos com o tão esperado Pokémon Go aparecendo nas lojas de aplicativos do Android e iOS. É oficial: o jogo de realidade aumentada, fruto de uma parceria da Nintendo com a Niantic Labs, já está pronto para o público e pode ser baixado.
Pokémon Go é um dos lançamentos mais esperados do ano. Com o uso da realidade aumentada na palma da sua mão, o jogo simula um mundo Pokémon ao seu redor, em que você pode ser um treinador Pokémon e capturar Pokémons que estão perto de você. A Niantic Labs, desenvolvedora do Ingress, parece ter usado a mesma tecnologia para colocar ginásios Pokémon e os pequenos monstrinhos ao seu redor.
Leia também: nosso hands-on e guia para você se tornar o melhor treinador do Pokémon Go
Durante os meus testes, o aplicativo não se mostrou perfeito, mas foi muito bem desenvolvido. Os gráficos são bons e o posicionamento de ginásios e Pokémons funciona bem em qualquer cidade. Eles usam informações do Google Maps para transformar lugares, como parques, praças, universidades e até igrejas em ginásios Pokémon. Em todos os lugares, é possível ver quais Pokémons existem perto de você. Para capturar, o Pokémon Go liga a câmera do seu celular e você precisa acertar a pokebola no alvo. Se errar, já era.
Em alguns países, também está disponível a Pokémon Go Plus, uma pulseira que permite a captura de Pokémons sem usar o celular. Nos Estados Unidos, ela sai por US$ 35. Infelizmente, o download nas lojas de aplicativos está limitado para a Austrália e Nova Zelândia. Em nota ao Wall Street Journal, a Pokémon Company, que cuida do licenciamento da marca para a Nintendo, disse para os usuários dos Estados Unidos e Japão esperarem um pouco pelo lançamento oficial.
Eis os links oficiais para download no Android e iOS. No entanto, por conta da trava por região, não é possível instalá-lo. Usuários de Android podem burlar o bloqueio do Google Play e baixar o Pokémon Go por este link. Como de praxe, a opção “Fontes desconhecidas” precisa estar habilitada em Configuração > Segurança. Como sempre, baixe e instale por sua conta e risco.
Infelizmente, parece que o aplicativo deixou de funcionar para quem não mora nos países em que o Pokémon Go foi originalmente liberado. Meu chute é que a Niantic viu que era possível burlar a trava por região e bloqueou o carregamento de Pokémons e ginásios fora da Austrália e Nova Zelândia. Uma pena — o jogo estava funcionando tão bem. Este post será atualizado caso o app passe a funcionar por aqui. Fique ligado!
Leia | Em quais streamings assistir aos filmes de Pokémon em português