Microsoft Selfie é um app que usa algoritmos para tirar a melhor selfie possível

Com ajuda da aprendizagem de máquina, este aplicativo pode melhorar o visual da sua selfie

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses

A Microsoft lançou um aplicativo de selfies para iPhone em dezembro e liberou recentemente uma versão em português e outros 30 idiomas. Com nome bastante sugestivo, o Microsoft Selfie é um aplicativo que utiliza a câmera do smartphone para tirar fotos de pessoas — só que aproveitando a aprendizagem de máquina para tratar a imagem da melhor forma possível.

Ele remove suas rugas, olheiras e outros traços indesejados, mas mantendo os detalhes do cabelo, bigode ou tatuagem. Além disso, o aplicativo pode capturar fotos sequenciais para reduzir o ruído e utilizar um algoritmo de exposição automática para melhorar a iluminação da foto. Não dá para fazer milagres, mas nos meus testes ele reduziu drasticamente a sombra no rosto gerada pela lâmpada no teto, dando um aspecto mais profissional.

A interface do Microsoft Selfie é bem simples, mostrando logo de cara opções para tirar uma foto ou escolher uma já existente. Ele tenta fazer os melhores ajustes para melhorar a foto e manter a imagem natural, mas você também pode aumentar ou diminuir a intensidade da correção. Dá até para escolher algum dos 14 filtros do aplicativo.

O aplicativo é uma combinação de tecnologias de reconhecimento facial da Microsoft Research, como o How-Old, que tenta adivinhar sua idade pela foto; o TwinsOrNot, que mostra a probabilidade de você ser gêmeo de outra pessoa; e o MyMoustache, que avalia o tamanho do seu bigode. Os algoritmos permitem que o Microsoft Selfie descubra sua idade, sexo e tom de pele para tratar a foto sem os refinamentos exagerados dos outros aplicativos, que deixam a imagem artificial.

Você pode baixar o Microsoft Selfie gratuitamente na App Store. Não há informações sobre uma futura versão para Android.

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Temas populares