Em um anúncio no blog oficial do serviço, Jonathan Rochelle, gerente de produtos do Google Docs, disse ontem que a suíte de aplicativos online da empresa passou por uma total reengenharia. Segundo Rochelle, a decisão de reconstruir o Google Docs do zero aconteceu porque muitas das características do Docs, mesmo sendo muito rápidas, diminuíram a possibilidade de adicionar outras. A nova versão, programada ao longo do ano passado, tem uma melhor performance, flexibilidade e plataforma de desenvolvimento.

Novas características

No lançamento do Google Docs, vários usuários disseram que eles nunca trocariam a ferramenta online pela suíte de aplicativos da Microsoft, o Office. Pois agora o serviço está ainda mais parecido com ela. Em documentos de texto, por exemplo, foram melhoradas as funções de margem, tópicos, numeração e mais precisa colocação de imagens. Já em planilhas, foram implementadas a já conhecida barra de edição de fórmulas, auto-preenchimento de células e clicar e arrastar de colunas.

Junto com a melhoria das ferramentas de documento e planilhas, o Google Docs agora também conta com uma ferramenta de desenho coletiva mais rica e cheia de recursos do que a atual e uma melhor ferramenta de importação de documentos, maximizando a compatibilidade.

Compartilhamento controlado

Outra grande desvantagem do Google Docs é a falta de controle de quem edita documentos. Não há como saber quem editou qual parte de qual documento. Com a atualização passa a ser possível manter um histórico de revisões com as alterações feitas na planilha ou documento de texto, com o registro de quem fez a alteração e a possiblidade de revertê-la.

Usuários que desejarem testar o novo Google Docs já podem fazer isso hoje. Para a nova versão da planilha, basta clicar na opção “New Features” (Novos Recursos) no canto superior direito do navegador ao abrir o serviço. Quem não gostar pode voltar à usar a versão antiga com a mesma facilidade clicando no link “Old version” (Versão antiga). Já a nova versão do editor de texto é preciso ser ativada na sessão “Settings” (Configurações), na aba “Editing“, em que é necessário marcar a caixa de seleção “New version of Google documents” (Nova versão do Google documentos).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados