HTML5

Sobre

HTML5 é a quinta versão da linguagem de marcação utilizada para estruturar e exibir conteúdo na internet. Além dos recursos introduzidos em versões anteriores, o HTML5 possui funcionalidades para tornar a web mais dinâmica. Houve a inclusão das tags <audio> e <video>, que permitem a execução de arquivos multimídia diretamente do navegador, sem a necessidade de instalação de plugins. A tag <canvas> é capaz de gerar gráficos dinamicamente, possibilitando a criação de jogos e animações mais sofisticadas. Atualmente é suportado nos principais navegadores do mercado.

Twitch também vai deixar de usar Flash

23/07/2015 às 17h56 por

Não que alguém duvidasse, mas o Flash está mesmo morrendo lentamente. Vários serviços estão, aos poucos, trocando o formato por tecnologias mais recentes. O YouTube é o exemplo mais notável: o serviço usa HTML5 por padrão para exibir vídeos desde o início do ano. Agora é a vez do Twitch seguir pelo mesmo caminho. É uma transformação impactante. O Twitch é o mais popular serviço de gameplay da atualidade, superando 100 milhões de acessos por mês. O objetivo é facilmente presumível: m

Microsoft confirma: Edge não terá suporte a Silverlight

03/07/2015 às 12h01 por

A Microsoft quer se livrar da imagem negativa que o Internet Explorer construiu ao longo dos últimos anos. Para tanto, a companhia está, entre outras medidas, tomando cuidado para evitar que o Microsoft Edge incorpore recursos ultrapassados ou que nunca funcionaram a contento. É o que a levou a confirmar que o navegador não terá suporte a Silverlight.

YouTube passa a suportar streaming ao vivo em 60 fps

21/05/2015 às 15h16 por

Quando a gente pensa em transmissões de vídeo ao vivo pela internet, muitas vezes lembramos de imagens ruins ou congelamentos irritantes. Mas, aos poucos, esses problemas começam a ficar no passado. O Google, por exemplo, acaba de revelar que o YouTube já é capaz de realizar streaming em tempo real em HTML5 e 60 fps (quadros por segundo).

YouTube passa a reproduzir vídeos em HTML5 por padrão

27/01/2015 às 20h09 por

Chegou o dia. Depois de várias fases de testes e aprimoramentos, o Google anunciou, nesta terça-feira (27), que o player do YouTube agora reproduz todos os vídeos utilizando HTML5 como padrão no lugar do Flash. O YouTube "flerta" com o HTML5 há pelo menos cinco anos. Mas, para tornar o serviço plenamente compatível, o Google teve que superar várias limitações técnicas. Algumas envolveram inclusive a colaboração de desenvolvedores dos navegadores mais populares da atualidade - Chrome,

As especificações do HTML5 estão, enfim, completas

29/10/2014 às 12h01 por

Foram pelo menos dez anos de trabalho, mas aí está: as especificações do HTML5, finalmente, estão terminadas. Por estar completo, a versão passa a ser, oficialmente, uma recomendação do World Wide Web Consortium (W3C). Você deve ter ouvido falar tanto desta linguagem de marcação que pode estar se perguntando: o HTML5 já não estava pronto? Quase. Os navegadores atuais suportam há algum tempo boa parte dos recursos do padrão, mas alguns detalhes ainda estavam pendentes.

Antes tarde do que mais tarde, Netflix ganha suporte oficial ao Linux

10/10/2014 às 10h45 por

Usuários do Linux não precisam mais fazer nenhuma gambiarra para assistir aos filmes e séries da Netflix. Com a última atualização do Chrome, o serviço ganhou suporte oficial ao pinguim. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pela Canonical, confirmando que a novidade está disponível para todos os usuários com Ubuntu 12.04 LTS e 14.04 LTS ou superiores. Até agora, usuários do Linux conseguiam usar a Netflix com alguns truques que consistiam em trocar o user-agent, rodar uma

Netflix planeja substituir Silverlight por HTML5

16/04/2013 às 12h25 por

O Netflix publicou um post no blog oficial explicando como pretende adotar o HTML5 para fazer streaming de vídeos sem nenhum plugin. Atualmente, o serviço usa o Silverlight, uma tecnologia da Microsoft que não possui suporte para alguns navegadores e está sendo usado em pouquíssimos sites, fazendo com que o usuário muito provavelmente tenha que instalar o plugin só para usar o Netflix. Há plugins alternativos que fazem streaming de vídeo, como o popular Flash, e também

Falha na implementação do HTML5 pode acabar com o espaço livre no seu HD

01/03/2013 às 14h21 por

O HTML5, a nova coqueluche do momento entre desenvolvedores, designers e sistemas móveis, permite a criação de sites cheios de recursos legais, mas pode também ser usado em alguns navegadores para lotar o disco rígido do seu computador com todo tipo de lixo possível. No exemplo descoberto recentemente, seu computador ficará cheio de fotos de gatos. Mas podia ser pior. E como funciona essa maravilha da tecnologia moderna? Bom, hoje quando um site precisa armazenar um pedaço de informação no seu computador, o navegador se encarrega de gravar essa inform

O navegador do seu smartphone é o controle neste joguinho em HTML5 do Google

27/02/2013 às 16h33 por

Hoje não é dia de joguinho viciante da semana, mas o Google liberou um novo experimento no Chrome Experiments para você passar o tempo até o fim do expediente. O Chrome Super Sync Sports é um joguinho em que o objetivo é correr, pedalar ou nadar mais rápido que os outros. Ele seria apenas mais um jogo simples se não fosse por dois detalhes: você controla o personagem através do seu smartphone e tudo é feito usando tec

WebRTC faz chamadas em vídeo entre Chrome e Firefox sem o uso de plugins

04/02/2013 às 19h55 por

Desde maio de 2011, a W3C trabalha numa API chamada WebRTC (Web Real-Time Communication), que permite o compartilhamento de arquivos e chamadas em voz e vídeo diretamente do navegador, sem necessidade de instalar plugins. Meses se passaram e o projeto evoluiu: hoje, Google e Mozilla demonstraram o WebRTC funcionando perfeitamente entre os dois navegadores. Com o PeerConnection do WebRTC,

W3C publica especificações completas do HTML5

19/12/2012 às 15h20 por

Os principais navegadores do mercado suportam as funcionalidades do HTML5 há anos, mas foi apenas nesta semana que o W3C, órgão responsável pela padronização da web, publicou as especificações finais do HTML5 e do Canvas 2D. A partir de agora, os desenvolvedores podem usar uma tecnologia estável nos seus aplicativos e páginas, sem medo de que algo seja removido ou adicionado ao HTML5. Apesar das especificações do HTML5 estarem completas, ele ainda não é um padrão do W3C. O órgão ainda vai pro

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