W3C publica especificações completas do HTML5
Primeiro rascunho do HTML5.1 foi divulgado nesta semana
Os principais navegadores do mercado suportam as funcionalidades do HTML5 há anos, mas foi apenas nesta semana que o W3C, órgão responsável pela padronização da web, publicou as especificações finais do HTML5 e do Canvas 2D. A partir de agora, os desenvolvedores podem usar uma tecnologia estável nos seus aplicativos e páginas, sem medo de que algo seja removido ou adicionado ao HTML5.
Apesar das especificações do HTML5 estarem completas, ele ainda não é um padrão do W3C. O órgão ainda vai promover uma série de atividades para garantir que os navegadores, clientes de email, sistemas de gerenciamento de conteúdo e servidores sejam totalmente compatíveis com a tecnologia. Isso deve durar até a metade de 2014, quando o HTML5 for definitivamente padronizado.
Agora que as especificações foram finalizadas, nenhum recurso será adicionado ao HTML5. Todas as novidades ficarão para o HTML 5.1, que teve seu primeiro rascunho publicado nesta semana e inclui extensões que melhoram a acessibilidade e adicionam funcionalidades como imagens responsivas e streaming adaptativo. A expectativa é que o HTML 5.1 chegue em 2016, mas é provável que as novidades sejam testadas bem antes, considerando o rápido ciclo de desenvolvimento do Chrome e do Firefox.
Como lembra o Verge, uma questão essencial ainda não está resolvida: a tag <video>, que exibe vídeos sem necessidade de plugins, não tem codec definido. Enquanto Google e Mozilla brigam pela adoção do VP8, Apple e Microsoft querem que os navegadores adotem o H.264. A balança está pendendo para o H.264, que já está sendo bastante utilizado, mas o W3C ainda estimula a criação de um codec totalmente livre de royalties.
Com informações: TechCrunch, The Inquirer.