Apple vai usar histórico da iTunes para oferecer anúncios do iAd

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

A próxima mina de ouro da Apple começa a ganhar mais forma a cada vez que novas informações sobre o iAd pipocam por aí. De acordo com The Register, a empresa já tem planos inclusive de utilizar o enorme banco de dados de compras feitas na iTunes Store para oferecer anúncios que cheguem aos clientes em potencial certos.

A localização geográfica é muito importante nesse segmento de publicidade, e não é por acaso que o Google comprou a empresa AdMob: quer que os anúncios não sejam desperdiçados com consumidores distantes de onde aquela oferta é válida. No caso do Apple, a coisa é ainda mais refinada: imagine poder oferecer a um anúncio um espaço publicitário em iPhones somente de usuários que alguma vez já compraram aplicativos de produtividade no escritório.

A Electronic Arts poderia tirar proveito da mesma tecnologia para que seus jogos apareçam somente em iPhones de quem já comprou outro jogo anteriormente.

Quanto à privacidade dos usuário, a Apple já afirmou que os anunciantes não terão acesso a nenhum desses dados. Em vez disso, a empresa de Steve Jobs vai informar que tem um grupo de clientes com tal perfil, a fim de saber se há interesse em anúncio. Caso haja, ela será a responsável pela entrega dos anúncios.

Um dos problemas, no entanto, diz respeito à obrigatoriedade do iAd: as más línguas garantem que será impossível desabilitar o sistema de tracking da Apple (mesmo que essa pessoa não baixe aplicativos usando iAd).

Com informações: The Register.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados