Nova exibição de resultados do Google Imagens (Reprodução) | Clique para ampliar

Desde 2001, o Google Imagens não passa por nenhuma alteração relevante. Os algoritmos de serviço vêm melhorando bastante, mas nada de incrivelmente novo tinha sido apresentado pelo Google até hoje. A empresa de Mountain Views escolheu essa terça-feira para mostrar as novidades que passam a valer para o sistema de busca de imagens.

Como exemplos de melhorias que já haviam sido feitas, temos um Google Imagens que consegue distinguir cores de tulipas e nos mostrar apenas as tulipas brancas (cor do objeto da foto em si, e não da cor predominante na composição) ou ainda dar ao usuário opções de subespécies de leopardos (graças à capacidade de reconhecer os padrões de pintas desses felinos).

Para começar, não existe mais grid de imagens. Em vez de ter um número certo de imagens uma ao lado da outra, vão aparecer tantas quantas couberem na página. Com isso, mais imagens ficam à disposição do usuário, que poderá visualizar mais informações sobre elas ao passar o mouse sobre as imagens.

A navegação também ficou diferente: em vez da paginação normal, o usuário pode continuar descendo a página sem ter que escolher outra página. Até mil imagens serão carregadas sem necessidade de pular para a página seguinte, de modo que fica mais fácil ver as imagens.

Como ganhar dinheiro é bom e todo mundo gosta, o Google anunciou uma nova modalidade de propaganda. Os Image Search Ads vão aparecer somente no Google Imagens, com direito a uma imagem, além das linhas de texto convencionais dos anúncios que o Google vende.

A política de disponibilidade do novo Google Images você já conhece: será liberado aos poucos – nos próximos dias, de acordo com a empresa – para toda a base de usuários do serviço.

Com informações: Google Blog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados