Arquivo Internet

Facebook apresenta sua versão do Foursquare

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Não é que o Facebook continua pegando ideias criadas por outras pessoas e implementando no próprio site, sem dar qualquer tipo de crédito, como se fosse ideia do todo poderoso Zuckerberg? A cópia da vez é um novo recurso de localização geográfica, apresentado nessa quarta-feira pela empresa.

O Facebook Places será uma central na qual o usuário que possuir um dispositivo móvel – um smartphone como o Xperia X10 ou um tablet como o iPad, digamos – poderá habilitar o envio automático de sua localização. Dessa forma, seus amigos saberão sempre (ou quase sempre) onde ele está, além de poderem “gostar” do lugar em questão.

Aviso no iPad (imagem: TechCrunch)

No vídeo apresentado pelo Facebook, a empresa esclareceu que o check-in não só será possível, como pessoas que estiverem próximas do lugar no qual o usuário acaba de chegar receberão notificações. Mais ou menos como um aviso que diz: ei, fulano está a 200 metros daqui!

Os objetivos do Facebook Places são basicamente três: informar aos seus amigos onde você está; tomar conhecimento de onde os seus amigos estão; e descobrir lugares bacanas dos quais você nunca tinha ouvido falar antes.

Para complementar o serviço de localização geográfica, usuários do FB poderão tagear fotos com os nomes das pessoas que estão na imagem e, a partir de agora, com o lugar no qual a foto foi feita. A estrutura das atualizações contendo pessoas e um lugar será “Comendo uma deliciosa picanha – At Shopping Morumbi with Steve Jobs”.

Pensando na privacidade, a empresa também informou que uma pessoa não poderá ser obrigada a ter sua localização revelada. Digamos que, no meu suposto almoço com Steve Jobs no Morumbi, meu bom e velho Steve não queria que sua localização fique acessível. Ele pode simplesmente marcar Not Now (Agora não) no iPhone 5 dele. A informação não será publicada.

Enquanto isso, o pessoal do Foursquare chama o jurídico.

Atualização às 21h48 | Durante o evento de lançamento do serviço, que acontece nesse momento, o Foursquare foi apresentando como um parceiro o Facebook Places. Ao fazer check-in no Foursquare, o usuário terá a opção de postar a informação também em seu perfil do Facebook. E a mesma dinâmica vale para o Yelp.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque