Hoje, dia 13 de setembro, além de ser Dia do Programador e aniversário de 25 anos do jogo Super Mario Bros é também o aniversário de 10 anos do Mac OS X Public Beta, a primeira versão do atual sistema operacional da Apple que esteve disponível ao público geral.

Foi neste dia no ano 2.000 que Steve Jobs, em uma de suas clássicas palestras de apresentação de produto, anunciou que o o beta público da nova versão do sistema operacional estaria disponível para compra naquela mesmo dia. Pelo valor de US$ 29,95 todos os entusiastas teriam a oportunidade de experimentar o novo sistema operacional da Apple, que representava talvez o salto mais radical na evolução do Mac OS.

Disco do primeiro beta público do Mac OS X.

Baseado no sistema operacional OPENSTEP, da NeXT (empresa que Steve Jobs fundou em 1985, após ser demitido da Apple), o OS X era um sistema operacional que corajosamente abandonava qualquer elo com as versões anteriores, exceto por uma duas diferentes camadas de compatibilidade que permitiam que aplicativos do sistema clássico rodassem sem qualquer alteração (mas também sem os benefícios do OS X) ou então passando por pequenas alterações e se beneficiando de todas as evoluções do novo sistema (através da API Carbon).

A estrela do OS X porém era a API Cocoa, que ainda hoje é a principal API do OS X e deu origem à Cocoa Touch, principal API do iOS. Sobre a ela, a interface gráfica Aqua incorporava profundidade e transparências a um sistema muito polido visualmente.

Junto à bela interface, características como por exemplo a memória protegida (que impede que o travamento de um aplicativo cause problemas no resto do sistema) tornaram a primeira iteração do OS X um marco e construíram os alicerces para o que se tornou hoje o Mac OS X e o iOS.

Veja abaixo Steve Jobs apresentando o Mac OS X Public Beta. Ah, sim! Vale mencionar que quem comprou o beta teve, posteriormente, um desconto de US$ 29,95 na compra da versão final do Mac OS X v10.0. 😉


(YouTube, parte 1 de 3)


(YouTube, parte 2 de 3)


(YouTube, parte 3 de 3)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados