Leitores do TB vão lembrar quando o Facebook lançou uma ferramenta que ensinava os membros da rede social a exportar seus contatos do Orkut e adicioná-los no Facebook. Se não lembram, eis um link para refrescar a memória. Pouco depois, como que por mágica, o Google mudou sua política de exportação de dados e retirou a opção de exportar os emails dos amigos do orkut, que era como o Facebook encontrava os perfis.

Hoje, no entanto, o Facebook quer tentar novamente conquistar os usuários da rede social do Google. Só que dessa vez não envolve exportar um arquivo .csv, tudo é feito através de um aplicativo web. O aplicativo não é novo: é o mesmo Friend Finder usado para encontrar conhecidos no meio dos contatos do Gmail e outros serviços. Só que ele recebeu uma atualização e passou a funcionar também com amigos do Orkut.

Para encontrar os amigos, vá até o Friend Finder, role até a opção Orkut, clique no link Find Friends, coloque o endereço usado na conta do Orkut, faça login e deixe a mágica da programação acontecer. Depois que o aplicativo terminar, ele deve mostrar uma lista de quais seus amigos do Orkut já estão no Facebook, além de dar a opção de adicioná-los já nesse ponto.

Já podemos até começar o bolão: quanto tempo você acha que vai levar até o Google vai bloquear o aplicativo? 24 horas? Uma semana? Eu acho que antes do final de semana esse serviço já vai estar desabilitado. Façam suas apostas! Quem chegar mais perto ganha duas mariolas*.

* – Concurso extra-oficial não-sancionado pelo editor-chefe. As mariolas podem ou não existir

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados