Se a busca do Google já é boa, a experiência de usuário ainda pode melhorar. Não é por acaso que os engenheiros da empresa anunciaram hoje um novo recurso que tem tudo para ser adotado em larga escala imediatamente. A partir de agora, nós vamos saber como é um site listado nos resultados de busca antes de acessá-lo. Tudo graças ao Google Instant Previews.

A nova tecnologia do Instant Previews adiciona um pequeno ícone de lupa ao lado dos resultados de busca, um por um. Eis que, ao clicar nesse ícone, aparece na lateral direita da página uma miniatura do site que você quer visitar. Ao buscar pelo TB no Google e clicar na lupa, por exemplo, aparece isso:

Além de apresentar miniaturas dos sites nos resultados, o Instant Previews ainda seleciona partes importantes da página que possivelmente será acessada. Na busca por Guimarães Rosa, por exemplo, o primeiro resultado é da Wikipedia (em inglês) com verbete relacionado ao autor. Se eu clico na lupa, aparece uma área da Wikipedia em destaque mostrando as informações mais importantes sobre Guimarães (na caixa com bordas laranjas). Veja só:

Guimarães no Instant Previews

A empresa chegou a comparar o Instant Previews com o ato de folhear uma revista, no qual a gente normalmente não lê as matérias na íntegra, mas busca por palavras e termos que são relacionados com aquilo que nos chama mais a atenção. De acordo com o Google, aumentou em 5% o número de usuários satisfeitos com a busca depois de usar o Instant Previews.

Para testar o Google Instant Previews você deve acessar essa página especial. O Google Brasil confirmou que o recurso estará disponível aqui no País, sendo que já passa por um processo de implementação.

Relacionados

Autor(a)

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.