Por enquanto a principal promessa de tablet para concorrer com o iPad, o Playbook parece que vai vir com um preço inicial menos fantasioso do que alguns concorrentes têm adotado. A RIM anunciou nessa semana que pretende cobrar algo inferior aos 500 dólares pelo dispositivo, que tem as vendas previstas para se iniciarem no ano que vem. Finalmente um pouco de bom senso.

A marca dos 500 dólares é importante e não pode ser ignorada por nenhuma empresa de eletrônicos e informática por um motivo absolutamente simples: esse é o preço inicial do iPad da Apple, que pode variar de US$ 499 até US$ 829, dependendo dos recursos e da capacidade de armazenamento que o cliente quiser. Sem falar que, por esse preço, compra-se um produto mítico, diferentemente dos principais concorrentes.

Playbook da RIM (imagem: divulgação/RIM)

É importante colocar em perspectiva, no entanto, que o iPad tem pelo menos uma característica em vantagem se comparado com o Playbook: o visor. O aparelho da Apple conta com 9,7 polegadas, enquanto o da RIM se contenta com 7 polegadas. Se parar e pensar bem, por que comprar um Playbook de 7″ se o iPad com confortáveis quase 10″ vai custar quase o mesmo preço? Essa é a questão que a RIM deverá responder.

Em sua defesa, a fabricante canadense poderá argumentar que o valor é mais elevado por se tratar de um produto voltado para negócios, justificativa que ela tradicionalmente já usa com o BlackBerry. E todo mundo sabe que produto e serviço corporativo custa mais caro. Além disso, o Playbook promete executar Flash, coisa que nós já temos absoluta certeza de que não vamos ver no iPad.

Torçamos para que a RIM coloque um preço bacana no Playbook, para que seja um produto realmente competitivo. Já chega de empresa inventando tablets de qualidade duvidável e cobrando caríssimo por isso.

Com informações: Bloomberg, ZDnet

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados