A taiwanesa Acer, que fez fama e fortuna durante a onda dos netbooks que atingiu o mercado nos últimos anos, deverá abandonar a produção de suas tradicionais máquinas de baixo custo num futuro próximo para de dedicar à produção dos tablets, a mais recente febre dos fãs de tecnologia.

Tal revelação foi feita pelo gerente global de vendas da companhia, Lu Bing-hsian, ao site Computerworld. De acordo com o executivo, gadgets como o iPad “estão deixando os netbooks de lado” e que a decisão de abandonar as pequenas máquinas “foi tomada pelo mercado”.

Em seu lugar deverão entrar slates com telas de 7 e 10 polegadas rodando o sistema operacional Android em seus processadores Intel Sandy Bridge, que deverão dar as caras nas prateleiras dos EUA e Europa até o meio deste ano. Segundo Bing-hsian, esses novos modelos deverão ter desempenho superior aos de “notebooks tradicionais rodando Windows”.

De qualquer maneira, ainda deverá levar um bom tempo até o último netbook da empresa deixar as lojas. O último lançamento da Acer para o nicho aconteceu há menos de duas semanas, na abertura da CES.

Dados da empresa de análise de mercado Gartner mostram qu,e apesar da empresa taiwanesa ainda deter 11% do mercado norte-americano de computadores, suas vendas no último trimestre de 2010 foram de 2,1 milhões de unidades, contra os 3 milhões de computadores vendidos no mesmo período de 2009, queda de 30%. Enquanto isso, a Apple viu sua participação no bolo aumentar 24% no período, estimulada sobretudo pelo bom desempenho dos novos Macbook Air nas lojas – os (bons) números do iPad não são computados no bolo dos computadores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados