Google Docs lê novos formatos de arquivo (inclusive Excel e PSD)
Na falta de Office por perto, o Google Docs é uma excelente alternativa para quem quer visualizar um documento – seja do trabalho ou da faculdade, seja um texto comum ou uma planilha – rapidamente, sem depender da instalação de software novo na sua máquina. Nessa semana, o Google adicionou 12 novos formatos de arquivos, para complementar as funcionalidades do Docs.
Como de costume em praticamente todos os serviços do Google, a visualização de documentos no Google Docs Viever é gratuita. Confira abaixo a lista de tipos de arquivo que Google Docs Viewer passa a suportar.
- AuoCAD (.xdf);
- Excel (.xls e .xlsx);
- Illustrator (.ai);
- Pages (.pages);
- Photoshop (.psd);
- PostScript (.eps e .ps);
- PowerPoint 2007/2010 (.pptx);
- .svg;
- TrueType (.ttf);
- .xml.
Existem duas maneiras de fazer o upload desses arquivos. A primeira delas é via e-mail: depois de adicionar o atalho, o Gmail automaticamente insere a opção de visualizar os documentos. Claro que isso só é válido para quem tem efetivamente uma conta de e-mail gerenciada pelo Google (ou seja: Gmail ou Google Apps).
A segunda forma de usar o Docs Viewer é por meio do Google Docs tradicional. O serviço funciona como central de backup grátis e fácil de documentos, o que significa que os arquivos enviados para lá não serão deletados nunca (a menos que o Google venha à falência, o que não deve acontecer nos próximos anos).
Essa novidade é excelente para usuário do Office que não têm o aplicativo disponível quando está em um computador estranho, por exemplo. A integração do Google Docs com software da Microsoft garante que a maior parte das extensões usadas pelo Office (.doc, .docx, .ppt, .pptx, .xls e .xlsx).
É importante notar que boa parte desses novos documentos pode ser apenas visualizada na internet, sem qualquer chance de passar por edição. Imagine se o Google nos permitisse editar um PSD (do Photoshop) diretamente a partir do browser… Por enquanto essa é apenas uma ilusão.