Nokia muda base de operações da América Latina para SP

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A Nokia anunciou nessa quinta-feira, durante um encontro com membros da imprensa brasileira, uma mudança estratégica no que diz respeito à América Latina. A base de operações da empresa na área vai ser deslocada da Miami, nos EUA, para os escritórios que a fabricante já mantém em São Paulo. Além disso, executivos da Nokia também responderam algumas das questões envolvendo o acordo com a Microsoft e o futuro do Symbian.

Da esquerda para direita: Niklas Savander, Olivier Puech e Almir Narcízo

A escolha de mudar a base da Nokia, segundo o presidente de operações no Brasil Almir Narcízo, aconteceu antes do anúncio do acordo com a Microsoft. O Brasil foi escolhido para sediar as operações da Nokia por que é no país que a Nokia tem a maior base de usuários da América Latina. Prova disso, disse Olivier Puech, presidente da Nokia para a América Latina, é mostrada nos aeroportos do Brasil: “só de circular [pelos aeroportos] a maioria dos toques que você vai ouvir é o Nokia Tune”.

Sobre o acordo com a Microsoft, Niklas Savander, vice-presidente executivo de operações da Nokia na Finlândia, destacou sua flexibilidade. De acordo com o executivo, a Nokia vai poder personalizar certos aspectos do Windows Phone 7, como instalar a própria Ovi Store e o serviço de mapas Navteq, duas grandes propriedades que a fabricante investiu bastante para criar. Já a Ovi Music e o serviço de mensagens instantâneas são duas grandes questões que serão decididas posteriormente.

Tais personalizações, avisa o executivo, estarão presentes apenas em dispositivos high-end, como smartphones e não devem aparecer nos aparelhos low-end, os chamados feature-phones que a fabricante eventualmente lançar com o sistema móvel da Microsoft.

Sobre o MeeGo, Savander reafirmou que será lançado ainda esse ano um dispositivo com esse sistema, mas ele disse que depois dele a Nokia não sabe se haverá outro. Vai depender bastante de como o mercado reagir ao futuro gadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados