Se você procurar com calma, encontrará aquela mensagem privada que você mandou nessa tela

Donos de celulares ou tablets com Android que usam o aplicativo do Facebook correm um sério perigo: segundo estudos, o aplicativo não envia nem recebe dados de forma criptografada. Portanto, é vulnerável a ataques dos tipos mais simples, daqueles que qualquer criança pode realizar.

O teste foi feito pelo professor Dan Wallach e seus alunos da Rice University, que usaram programas como o Wireshark, simples e disponível sob licença livre, para capturar pacotes de em uma rede em que o aparelho com o Android estava conectado. Os resultados surpreenderam: em termos de segurança, o aplicativo do Facebook é tão ou mais inseguro quanto o Windows 95. Sem antivírus instalado.

Basicamente, uma quantidade preocupante de dados trafega sem qualquer segurança ou encriptação, e pode ser visto facilmente a partir de um programa sniffer como o WireShark ou similares.

E não para por aí. Como não há autenticação do tipo OAuth ou até mesmo um método para assegurar a veracidade da informação que está sendo enviada para o Facebook, um hacker poderia muito bem usar algumas das informações capturadas e a partir daí postar mensagens falsas em sua conta.

Mas calma que o bolo tem uma cerejinha no topo: em um dado momento, os estudantes descobriram um pequeno comando SQL em meio aos dados capturados. E, embora eles não tenham ido tão a fundo nas pesquisas, essa informação mostra que talvez o aplicativo até mesmo torne parte do Facebook vulnerável a ataques do tipo SQL Injection.

É bem provável que o Facebook lance uma atualização em breve que resolva todos esses problemas, mas até lá, evite de todas as formas acessar o Facebook pelo aplicativo oficial a partir de redes Wifi desconhecidas ou pouco seguras (provavelmente, isso também inclui  a rede do seu trabalho…), e se possível, acesse a partir do navegador, através da url criptografada https://www.facebook.com (repare o “s” no final do “http:”).

Com informações: Download Squad.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados