Nokia X5 chega ao Brasil

Celular Nokia X5 não chega a ser um smartphone, mas conta com aplicativo para conversar no Windows Live Messenger.

Thássius Veloso
Por

A Nokia Brasil anunciou nessa quarta-feira a chegada de mais um celular de baixo custo, que vai rodar Symbian S60, o Nokia X5. O aparelho é ultracompacto, com direito a um teclado QWERTY no melhor estilo slider, para quem gosta de usar as redes sociais.

De acordo com a Nokia, o novo aparelho tem foco específico nas pessoas que gostam de usar o serviço de microblog, bem como os “fanáticos por música”. Isso se deve às caixas de som do Nokia X5, que são aparentemente muito boas — eu ainda não testei o equipamento, então não tenho como dizer se realmente é assim.

Nokia X5 com teclado físico QWERTY retraído (imagem: divulgação)

Um dos recursos do Nokia X5 é o Surprise Me, um aplicativo que toca uma nova canção aleatória a cada vez que o dono do aparelho gira-o. Qualquer semelhança com o Shake To Shuffle, que está presente no iPod Nano, iPod Touch e iPhone faz algum tempo, não é mera coincidência. Já o Playlist DJ facilita na hora de criar listas de reprodução, baseando-se no humor da pessoa.

Embora a Nokia diga que o X5 é feito para os fanáticos por música, o armazenamento do aparelho deixa a desejar. Ele inclui um cartão MicroSD com apenas 2 GB de espaço, o que certamente não é suficiente para os “fanáticos” que a empresa quer atingir. O mínimo para equipamentos destinados a esse público seria 8 GB, na humilde opinião desse editor.

Claro que o aplicativo de Twitter está garantido, bem como dos principais comunicadores instantâneos: Windows Live Messenger e Google Talk. O Facebook também tem uma versão específica para esse aparelho.

O Nokia X5 tem preço sugerido de R$ 599, com um belo desconto dependendo do seu plano junto à operadora (por sinal, é importante ter um pacote de dados, já que o smartphone tem conectividade por 3G). Está disponível nas cores azul, rosa e grafite.