Morta no sábado, a cantora Amy Winehouse já se tornou tema para diversos scams circulando na internet. Usuários maliciosos têm se aproveitado da curiosidade do público para disseminar pragas e direcionar acessos para páginas que, na verdade, não apresentam qualquer tipo de conteúdo sobre a morte fatal da artista. E detalhe: o Facebook está entre os sites mais usados para esse tipo de prática.

É sempre assim. Se algum assunto entra em evidência, os criminosos já partem para usar esses assuntos para práticas maliciosas. Situação similar à da morte de Amy Winehouse se deu faz duas semanas, quando o mundo aguardava a estreia do último filme da saga Harry Potter – e os scammers usaram o assunto em suas tentativas de fraude.

A empresa de segurança Sophos detectou as tentativas de scam que você vê nas imagens abaixo. A recomendação da companhia é que os usuários não cliquem nos links. Como adição, eu sugiro que denunciem os aplicativos estranhos que por ventura estejam disseminando.

As mensagens prometem vídeos com as últimas horas de Amy Winehouse, supostamente consumindo crack antes de morrer. Não preciso nem dizer que é tudo mentira. “Scammers são como urubus, se alimentando de tragédias como a morte de Amy Winehouse ou os terríveis eventos na Noruega.”

Relacionados