Arquivo Ciência

Pesquisadores criam bateria feita de polímero gelatinoso

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Pesquisadores de uma universidade britânica criaram um novo tipo de bateria que é melhor em três aspectos em relação às atuais, de íon de lítio: são mais seguras, mais baratas e potencialmente mais leves. Como eles fizeram isso? Fácil: trocaram os eletrólitos líquidos das baterias por uma solução gelatinosa. Sim, a próxima bateria do seu laptop pode ser feita de gelatina.

Protótipo da bateria: bem maleável

O inventor da bateria foi o professor e pesquisador Ian Ward da Universidade de Leeds no Reino Unido. As baterias atuais contém eletrólitos líquidos separados por um polímero poroso que permite a passagem de energia entre dois eletrodos. O que a equipe do professor Ward fez foi substituir esse líquido por uma solução gelatinosa que deixa os íons de lítio carregados passarem e que, ao mesmo tempo, dispensa a existência de um separador.

Por causa disso a bateria de gelatina também resolve um problema que não era exatamente um problema até agora: a maleabilidade. Já pensou poder dobrar uma bateria de laptop e guardá-la no bolso? Ou ter baterias em formatos diferentes? É, nem eu. Ward diz que essa é uma das possibilidades, já que a bateria pode ser criada no formato de uma tira com apenas 10 nanômetros de espessura sem perder em performance.

A tecnologia envolvendo a bateria e sua fabricação já foi patenteada e licenciada para uma empresa americana chamada Polystor Energy Corporation, que já está testando a bateria em certos produtos eletrônicos. A empresa não tem uma data para quando ela estará comercialmente disponível.

Com informações: The Register.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque