Arquivo Internet

Google passa a mostrar gráficos de equações nos resultados

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Matemática. De acordo com o instituto de estimativas aleatórias do TB, essa é a matéria considerada das mais difíceis por 9 dentre 10 estudantes. Se não tiver mudado muito desde a última aula de cálculo que tive, eu imagino que ela ainda continue bastante complicada nos dias atuais. Hoje o Google lançou uma novidade que pode ajudar os estudantes que estejam passando por um leve martírio na tentativa de entendê-la.

A partir de hoje quem colocar uma equação bem formatada na busca do Google verá na página de resultados também um gráfico representando essa equação. E pode-se usar toda a sorte de funções, constantes e operadores matemáticos, desde potencialização a seno, cosseno, logaritmos, pi e sabe-se lá mais o quê. Só não invente de colocar uma equação polinomial ou símbolos loucos que o Google não consegue interpretar. E obviamente, todas devem ser inseridas em inglês. Veja esse exemplo e esse outro aqui para mais detalhes.

Vale lembrar que o Wolfram|Alpha, ferramenta de busca semântica lançada em 2009, já tinha essa funcionalidade desde que estreou na web e ela consegue ser bem mais complexa por resolver equações polinomiais também. Então de uma certa maneira o Google só está balanceando o seu lado com algo que já foi feito em buscadores. Mas para os estudantes que precisam entender matemática mais facilmente, continua sendo uma mão na roda.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque