Nokia está trabalhando em um tablet, afirma designer

Com Windows, naturalmente.

Thássius Veloso
Por

Os investimentos mais recentes têm sido em smartphones com Windows Phone, como todos sabem. Mas a Nokia também está a preparar um tablet compatível com o futuro Windows 8, de acordo com um dos principais designers da empresa finlandesa. A informação foi garimpada pelo site da agência de notícias Reuters.

Pena que nós não temos muitos detalhes sobre como o tablet será, exceto de que ele existe. “Nós estamos trabalhando nele”, disse Marko Ahtisaari à revista local Optio. O designer também afirmou que atualmente dedica cerca de um terço do seu tempo no trabalho ao tablet da Nokia. Outras informações não foram fornecidas acerca do assunto.

E não é de hoje que a Nokia persegue a ideia de vender um tablet — de concorrer com a bem estabelecida Apple, bem como os demais gigantes do mercado, como Samsung e Motorola. Lembro-me de ter visto Stephen Elop, CEO da Nokia, comentar que a empresa continua de olho nessa categoria de produtos durante uma visita do executivo ao Brasil.

O site The Next Web especula que o futuro tablet da Nokia terá visor de 10,1 polegadas e processador dual-core da Qualcomm. Rodaria Windows 8, pelo que dá para concluir a partir de relatos vindos lá da Ásia. Nada de concreto, porém.

Patente requerida pela Nokia em 2011 mostra tablet

Eu enxergo com naturalidade a aproximação que a Nokia faz do Windows 8 para um possível tablet. É altamente improvável que, tendo em vista o bom relacionamento com a Microsoft, eles se aventurem em desenvolver um produto com Android. E outras opções praticamente não existem (nota anti-hater: existem, mas uma pessoa dispondo de plenas faculdades mentais não as leva a sério). Ou é Windows, ou é Windows mesmo.

O Windows 8 está vindo aí com interface básica totalmente voltada para os dispositivos com tela sensível ao toque dos dedos, ainda que apresente algumas falhas. Perfeito para tablets. E a Nokia está louca por uma fatia desse mercado. Macaco quer banana?

Você acredita na potência da Nokia para produzir um bom tablet?