Vale a pena jogar: New Pokémon Snap

New Pokémon Snap resgata a nostalgia do jogo do Nintendo 64 com novidades, mais monstrinhos e customização

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 11 meses
New Pokémon Snap (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Pokémon Snap talvez seja um dos maiores clássicos do Nintendo 64 e, por isso, uma continuação sempre foi muito desejada pelos fãs. Passados 22 anos, New Pokémon Snap chega ao Switch trazendo o mesmo encanto do game de 1999, mas como o próprio nome diz, também há algo de novo. Mas é só um jogo de fotografar Pokémon, certo? Sim, e você vai amar isso.

Para quem não conhece bem como funciona o game, a mecânica de gameplay talvez seja a mais simples de toda a franquia Pokémon. Não é necessário vasculhar vários locais de um mapa para tentar capturar monstrinhos, nem mesmo treinar sua equipe para encarar batalhas. Basta ter boa mira (com sua lente) e um pouco de sorte que o restante o jogo te carrega.

E carrega mesmo, porque New Pokémon Snap é uma simulação on-rails, ou seja, é como um carrinho sobre os trilhos: você não controla o caminho a percorrer (salvo algumas exceções) e apenas para onde olhar. A exceção que pontuei se refere a certos pontos de alguns mapas em que se pode escolher (apontando a câmera) se deseja ir para a direita ou esquerda, mas ainda seguindo o caminho pré determinado.

Bem vindo à região Lental

new-pokemon-snap
As regiões de Lental (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

New Pokémon Snap se passa na região Lental que é composta por ilhas com biomas bem diferentes. Você viajará por planícies verdes e floridas a terras áridas, fundo do mar e até um vulcão! Após escolher seu personagem, e as opções de personalização são bem restritas, é hora de conhecer o professor Mirror e sua ajudante Rita. Ambos te guiarão, te darão missões e dicas em boa parte do jogo.

Mais adiante na campanha, você também encontrará o famoso fotógrafo Pokémon Todd (do Pokémon Snap original) e seu aprendiz Phil. Eles também apresentarão novidades para o gameplay além de tarefas secundárias extras.

Sua missão no jogo é descobrir e registrar o maior número de Pokémon possíveis e seus diferentes comportamentos que podem aparecer de forma espontânea, ou você pode induzi-los com alguns “truques”, como frutas, melodias, radar e efeitos illumina (falarei mais sobre isso adiante).

Todas as fotos registradas são importantes para compor o álbum de pesquisas chamado de Photodex. Há mais de 200 Pokémon no novo Snap para fotografar, então prepare o cartão de memória da sua câmera. E por falar nisso, por mais que a tentação o faça querer tirar 20 fotos do Pikachu sorrindo e pulando, você tem um número restrito de cliques que pode fazer por expedição. Gastar quase tudo num monstrinho só pode significar perder um clique de um Pokémon mais raro.

new-pokemon-snap
Sorria! Ou faça carinha de assustado mesmo… (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Mas além de ajudar a completar a Photodex, sua outra missão é auxiliar o professor Mirror a investigar o fenômeno Illumina, que faz com que alguns Pokémon e plantas específicas ganhem um brilho diferenciado e mágico. Vou para por aqui sobre isso para não dar spoilers.

Melhores fotos, melhores pontuações

Não será qualquer clique que encantará os olhos críticos do professor Mirror, que irá avaliar todas as suas fotos ao voltar das expedições. Você precisará de algumas noções básicas de fotografia para capturar os melhores ângulos, no momento certo. Mas calma… Não é preciso ter feito nenhum curso especialziado para jogar e o próprio game te dá dicas (quase que o tempo todo) de quais tipos de fotos podem conseguir pontuações maiores.

Por exemplo, usar o zoom para deixar o Pokémon um pouco maior e mais nítido na foto pode te garantir algumas estrelinhas a mais. Aquele clique super descontraído com o Pichu brincando de pega a pega com o Grookey certamente valerá mais pontos do que fotografá-los de costas. E por aí vai…

Com o tempo e a prática você automaticamente sentirá que conseguiu uma boa foto. É só ter em mente que precisa posicionar o melhor que puder o seu alvo no enquadramento, evitando cortar partes do Pokémon na imagem, tentar compor um cenário de fundo, tirar fotos de monstrinhos diferentes no mesmo clique e usar seus itens, como: radar, frutas, música e orbes de illumina. Isso o ajudará a induzir reações.

new-pokemon-snap
O efeito illumina (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Cada Pokémon pode reagir de forma diferente ao usar qualquer um desses itens neles. Arremessar uma fluffruit (que parece uma maçã) pode instigá-los a comê-la ou a interpretar como uma ameaça e fugirem. O sonar do radar por despertar a curiosidade ou mesmo fazer um Pokémon desmaiar, por exemplo.

Como mencionei antes, você tem um número restrito de espaço no cartão de memória da sua câmera. Portanto, infelizmente não dá para tirar fotos de cada movimento do Charmander, na área vulcânica.

Em New Pokémon Snap será necessário desenvolver uma noção espacial muito boa para decidir, o mais breve possível (porque estará em constante movimento), para onde mirar sua lente. E claro, alguns sacrifícios terão que ser feitos. Ao tentar pegar o tempo certo do Magikarp saltando para fora da água, você pode estar abrindo mão de fotografar um Arbok caindo de uma árvore.

Uma forma interessante de te incentivar a retornar a áreas visitadas e já em nível máximo (o somatório dos pontos das fotos são adicionados ao nível da área explorada) é fazendo as missões secundárias, pode-se assim dizer, que tanto o professor quanto os demais NPCs te passam. Cada uma te dá dicas e te instiga a conseguir uma foto rara e diferenciada. Concluir estes desafios podem desbloquear itens customizáveis para o seu perfil online, além de figurinhas para editar suas melhores fotos. E por falar nisso…

new-pokemon-snap
Fique de olho nos melhores ângulos para melhores pontuações (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Transforme suas fotos em obras de arte e compartilhe!

Uma das novidades de New Pokémon Snap, em relação ao original, é a possibilidade de criar seu próprio álbum online para compartilhar com a comunidade do jogo seus melhores cliques. O mais divertido é a possibilidade de editar suas fotos preferidas e “colar” nesse álbum também.

Cole adesivos, use molduras, adicione efeitos de luz, dê um novo recorte, gire e etc. Se for criativo o suficiente, suas fotos podem ganhar medalhas de outros jogadores e fazer parte dos destaques da comunidade. O professor Mirror te dá uma forcinha também e, às vezes, seleciona as que mais gostou.

Essa é uma maneira bem interessante de ver os cliques que outros jogadores (seus conhecidos ou não) estão fazendo. Não deixe de checar também sua posição no ranking mundial, ou se quiser algo mais próximo, dispute a pontuação entre seus amigos.

new-pokemon-snap
Seu álbum online (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Vale a pena jogar New Pokémon Snap?

Sim! O game é surpreendentemente divertido mesmo tendo um conceito bem simples: fotografar Pokémon. Não joguei muito o primeiro Snap e, por isso, estava até um pouco cética em relação a esta nova versão. Quebrei a minha cara, pois me diverti muito.

Este é um jogo da franquia bem mais casual do que os fãs possam estar acostumados e pode ser uma ótima válvula de escape após um gameplay mais hardcore. Descobrir novos Pokémon em regiões diferentes, ou em períodos do dia diferentes, cria sempre uma boa expectativa. Também é impossível não se empolgar quando você consegue aquele clique da raro e inesperado!

Mesmo com tanta empolgação, por vezes, você sentirá que algumas rotas começarão a ficar um pouco repetitivas e até será possível decorar de onde sairão alguns monstrinhos. Para amenizar um pouco isso, não deixe de usar seus itens para tentar desencadear novas reações. Pode ajudar.

new-pokemon-snap
Pikachu curtindo um dia de Sol… (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

De qualquer forma, talvez, o principal empecilho que possa dificultar a popularidade de New Pokémon Snap entre os jogadores brasileiros seja mesmo o preço: em torno de R$ 300. Como a Nintendo é meio ruim de fazer promoções dos títulos da casa, recomendo este jogo (por este preço) se realmente for muito fã da franquia. Do contrário, vale esperar um pouco ou garimpar alguma promoção. De qualquer maneira, se tiver a oportunidade, saque sua câmera e jogue New Pokémon Snap!

Receba mais sobre New Pokémon Snap na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados