8 melhores jogos de carta para PC [Card Games]

Quer jogar um bom carteado digital? Conheça alguns card games para computador ou jogos que tenham essa mecânica

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
8 melhores jogos de carta para PC (Imagem: Divulgação/Wizards of the Coast)

Os card games evoluíram muito com o passar dos anos e, no meio digital, talvez façam tanto sucesso quanto da forma tradicional de jogar. Com representantes famosos do gênero, como Hearthstone e Magic, há outros games que também usam a mecânica de cards como parte do gameplay, mesmo pertencendo a outro estilo. Quer conhecer alguns exemplos de jogos de cartas para PC? Então dá uma olhada na lista.

1. Hearthstone

Hearthstone é talvez um dos mais famosos card games atuais e provavelmente o mais conhecido desta lista. O game usa dos próprios personagens de World of Warcraft (em sua maioria) para compor as diversas cartas do jogo, bem como os heróis. O título tem um tutorial inicial bem simples de entender e o básico é fácil de aprender. Agora, ser realmente bom é que requer muita prática (e algum dinheiro para comprar packs de cartas extras).

Com várias atualizações já disponíveis, há diferentes modos de jogo até mesmo para os que não costumam se aventurar no cenário competitivo e partidas ranqueadas. Hearthstone é gratuito para jogar e até para conseguir algumas cartas, depois de algum grinding. Se quiser adiantar esse processo, terá que jogar dinheiro real na tela mesmo.

2. Magic: The Gathering Arena

Magic: The Gathering Arena é tido como uma das melhores versões (se não for a melhor) do famoso jogo de cartas em papel, Magic. O game traz algumas mecânicas e gameplay parecidos com o jogo tradicional e é uma boa oportunidade para quem sempre quis jogar Magic, mas não sabia como começar (ou não quer gastar rios de dinheiro com cartas raras).

O jogo deve agradar aos jogadores veteranos da série, mesmo os da versão em papel, e também pode atrair os que buscam um desafio maior. 

3. Gwent: The Witcher Card Game

Gwent é um card game que, originalmente, apareceu como um mini game opcional em The Witcher 3: Wild Hunt. Nele, você controla o exército de um dos Reinos do Norte e seu objetivo é… Derrotar o outro exército, bem óbvio. Use magias, máquinas de guerra e soldados de várias patentes para derrotar o adversário. 

Inclusive, no próprio The Witcher 3 tem um campeonato do card game, onde Geralt precisava derrotar jogadores por todo o reino até a grande final. Voltando a falar do jogo solo, Gwent: The Witcher Card Game é gratuito para jogar e conta com algumas expansões que introduzem novos cards e novos rumos para a história.

4. Loop Hero

Loop Hero, da Devolver Digital, não é necessariamente um card game tradicional, como os exemplos anteriores, mas utiliza a mecânica de criação de decks como parte do seu gameplay. O game, publicado pela Devolver Digital, é um roguelike no qual o jogador controla um herói num mundo gerado aleatoriamente e cada run é uma experiência única.

O interessante de Loop Hero é que o gameplay se resume a colocar cartas bônus e de inimigos pelo trajeto do herói, que se move e luta por conta própria. Sua missão é garantir que ele esteja bem equipado e usar estratégias para posicionar bem os elementos pelo seu caminho. Esse é mais um daqueles jogos simples de aprender, mas que levam tempo para ser realmente bom.

5. Inscryption 

Mais um jogo publicado pela Devolver Digital, Inscryption tem uma ambientação sombria e um humor ácido bem peculiar. Você começa como uma pessoa qualquer que se vê numa cabana de um ser misterioso que te obriga a disputar partidas de card game em troca… Da sua vida? Da sua liberdade? Vai saber…

Inscryption é instigante, tem um sistema interessante de card building e é relativamente fácil de aprender a jogar, especialmente se você já tiver alguma experiência com jogos de cartas. Mesmo assim, passar das boss fights pode dar um certo trabalho.

6. Necronator: Dead Wrong

Necronator: Dead Wrong é um jogo de estratégia em tempo real, mas de forma um pouco mais suave. Lembra um pouco Kingdom Rush, mas com um sistema de criação de decks. Ao invés de ser o herói, você controla hordas de mortos-vivos, conjurados pelas cartas que tiver à disposição, para invadir e destruir as vilas dos vivos. Além de cartas para montar o seu exército, você também poderá usar cards com boosts para suas unidades e de criar maldições, contra os inimigos.

7. Wingspan

Wingspan é a versão digital de um conhecido boardgame com cartas e estratégia. Esse game deve agradar, principalmente, aos que amam pássaros. Nele, você joga como um observador e pesquisador de aves. Sua missão é desenvolver o melhor habitat possível para os pássaros de uma região.

Alguns podem achar que o boardgame é melhor, e realmente visualmente é bem mais agradável e imersivo, mas levando em consideração que jogos de tabuleiro costumam custar um pouco mais, vale testar essa versão digital para ver se você gosta.

8. Ascension

Ascension é um card game com uma pegada um pouco diferente. O jogo também é um deck builder, ou seja, você precisará construir decks, mas o seu gameplay se concentrará nisso e não em usar essas cartas para batalhar.

No jogo, você e o outro jogador começam a partida com decks idênticos e precisam comprar novas cartas a partir dos vários recursos gerados por este deck inicial. É possível jogar Ascension sozinho ou com amigos. Atualmente, o jogo conta com nove expansões totalizando mais de 600 cartas! Ah, existe um tutorial inicial para te ajudar a como jogar também.

E aí, curtiu as sugestões? Conhece outros card games legais? Sugere para a gente nos comentários!

Receba mais sobre Jogos de cartas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados