Foi viajar e seus créditos sumiram? Entenda o porquê.

Mirian Bottan
Por
• Atualizado há 1 semana

O Mobilon sempre diz que Mirian e créditos no celular são duas coisas que não combinam. Confere. Nem eu mesma imagino mais. Já ele, recarrega o bicho aleatoriamente, geralmente em caso de necessidade maior.
Ir ao Rio de Janeiro por conta do Barcamp era caso de necessidade maior. Vai que dava de a gente ficar preso num morro e precisar chamar o Cap. Nascimento. You never know.

Enfim, foi lá o Mobilon e colocou X reais em créditos. Caveira.

Meu pai ligou, minha irmã ligou, o Mobilon pai ligou, meu poodle ligou, o Gilberto Gil ligou. Tudo no celular do Mobila. Nós fizemos uma ou duas ligações apenas para dizer que estávamos com o pé no mar e eles não.

E passou o sábado, o esquenta para o Barcamp, o próprio Barcamp, e chegou a hora de voltar pra casa.
Segunda-feira, dez da manhã, o Thiago leva um susto: restavam apenas 1 real e uns quebrados de crédito. Como assim!?!?

Felizmente, coleguinhas, justamente nesta semana, Mirão aqui estaria fazendo um treinamento numa revenda de planos corporativos da Claro, ou Claro Empresas, e graças à isso, descobriu o que aconteceu com os créditos do Mobilon. Foi tudo culpa do IRV, ou Interurbano Recebido em Viagem, uma tarifa cobrada de quem recebe a ligação, estando fora de sua área de registro.

Ahn!?

Área de Registro é a área geográfica definida pela Anatel, onde o celular é registrado e é caracterizada pelo primeiro dígito do DDD. Ou seja, a área de registro dos paulistas resume-se ao estado de SP, que vai do DDD 11 ao 19.

Tá, mas e aí?

E aí que, na teoria, a pessoa que te liga não tem a obrigação de saber onde você se encontra, logo, não é justo que ela pague uma tarifa absurda se você estiver fora. É como se você, ao atender à ligação, concordasse em assumir o valor da mesma para si. Isso explica também o porque a minha família não conseguiu falar comigo, que não tinha créditos.

No caso de outros estados, a maioria divide o primeiro dígito do DDD com os vizinhos, ou seja, a área de registro torna-se maior, e você pode viajar para alguns outros estados ao lado sem pagar IRV pelas chamadas. Confira um mapa com a divisão territorial dos DDDs.

Agora você, seu paulista fanfarrão, quando for sair do estado, trate de estar preparado, ou então convença todo mundo a vir até você.

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados