Microsoft encerra produção do Xbox 360

Console é o mais popular no Brasil e já teve 84 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas
xbox-360-lado

Adeus, Xbox 360! A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (20) que não vai mais produzir o Xbox 360 no Brasil e no mundo. O console foi lançado há mais de 10 anos (!) e teve sua morte decretada por Phil Spencer, presidente da divisão de Xbox. A justificativa é que ficou pesado produzir um console com mais de uma década de vida.

Durante todo esse tempo, foram mais de 84 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Como aponta o UOL Jogos, ele ainda é considerado o videogame mais popular no Brasil. A Microsoft informou ao veículo que a produção do Xbox 360 também será encerrada no mercado brasileiro, mas lojas que ainda tiverem estoque continuarão vendendo o console.

xbox-360-rip

Por enquanto, nenhum outro serviço atrelado ao Xbox 360 irá morrer. Donos do videogame, por exemplo, poderão continuar usufruindo dos benefícios da Xbox Live, e a assinatura Gold irá continuar (assim como a oferta de jogos gratuitos). Spencer se disse orgulhoso pelo que foi alcançado com o Xbox 360 e afirmou que o console ajudou a redefinir “toda uma geração de jogos” na Microsoft.

Foram mais de 78 bilhões de horas (!) gastas em jogatinas, segundo o post que anuncia o fim da produção do console. Nele, Spencer ainda lembra que jogos do Xbox 360 ainda funcionam com o Xbox One, o que pode motivar velhos gamers a comprarem o nem-tão-novo-assim console da Microsoft.

halo-3-xbox-360
Halo 3 sendo jogado no recém-falecido Xbox 360

“Franquias como Gears of War nasceram no [Xbox] 360, e sucessos já estabelecidos como o Halo se firmaram durante a geração desse console. O Xbox 360 também foi o ponto de partida para inovações técnicas que influenciaram a indústria, como o Kinect, além do começo de atualizações de sistema e mudanças na dashboard baseadas no feedback dos fãs”, lembra Spencer.

No varejo brasileiro, ainda é possível encontrar o Xbox 360 à venda na maioria dos sites, com um preço médio de R$ 850 para a versão Slim, com 4 GB de armazenamento. O Xbox One, lançado em novembro de 2013 aqui no Brasil, está significativamente mais caro que o seu antecessor, sendo vendido por no mínimo R$ 1.600.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados