Está bem mais fácil retocar rostos no Photoshop

Aplicativo também ganhou ferramenta de seleção mais precisa e faz mágica ao cortar uma foto

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Os assinantes da Creative Cloud receberam nesta quarta-feira (22) uma atualização para todos os aplicativos. As principais novidades estão no Photoshop, que passou para a versão 2015.5 e ganhou recursos que tornam vários trabalhos mais práticos. Ferramentas como seleção, corte, filtros e fontes ficaram bem mais poderosas.

Como destaque, podemos falar do Face-Aware Liquify, uma espécie do Liquify feita especialmente para modificação de rostos. Ela usa a mesma engenharia do Photoshop Fix, que também tinha recursos para modificar expressões faciais. Segundo o Photoshop, o algoritmo foi melhorado antes de trazer a ferramenta para a versão desktop.

5549-face-aware-liquify_step-3
5549-face-aware-liquify_intro

Basicamente, ela identifica o rosto e a posição dos olhos, sobrancelhas, nariz, boca e outros componentes da face e permite que o usuário modifique-os. As opções são bem completas: só na boca, dá para forçar um sorriso, ajustar separadamente os dois lábios, além da largura e altura da boca.

Uma das minhas preferidas, outra novidade é batizada de Content-Aware Crop. Sabe quando você quer endireitar uma foto que saiu torta, mas acaba vendo que vai cortar muita coisa importante? Essa ferramenta resolve isso para você. A partir dos algoritmos que já faziam parte do Content-Aware, o Photoshop preenche o resto da imagem com imagens geradas pelo computador (e que obviamente precisam fazer sentido).

Veja a ferramenta em funcionamento:

content-aware-crop-fill-step3a
content-aware-crop-fill-step3b

O funcionamento é super fácil (quase mágico): basta selecionar a ferramenta de corte e usar a função de endireitar, clicando no ícone de nivelador e traçando uma reta no horizonte. Depois, é só marcar a opção “Content-Aware” e estender o corte para o quanto você achar confortável de encaixar a sua imagem. A diferença é gritante.

Outra novidade legal é uma nova forma de seleção no Photoshop. Se você usa o aplicativo diariamente, sabe que é muito difícil selecionar uma imagem precisamente pela varinha mágica ou pela ferramenta de seleção rápida. Não mais: um recurso chamado Selection and Masking Space torna isso bem mais prático.

Como é possível ver no vídeo acima, você pode recortar a Cabra-das-Rochosas por causa do pelo, tanto porque pode ser facilmente confundido com a montanha quanto porque tem seu contorno muito fino e sensível. Ao acessar o recurso na barra de ferramentas, o usuário é levado a uma tela para configurar a seleção.

Essa parte é bem legal: sem sair da imagem, é possível alterar a cor de fundo e a opacidade, para você ter certeza de que a imagem a ser recortada não ficará ruim em outro arquivo. Por meio de pincéis, dá até para refinar as beiradas e pegar as áreas peludas com precisão:

cabra-1
cabra-2

Você pode conferir todas as novidades do Photoshop aqui. Junto ao Creative Cloud, a empresa também inseriu o Match Font, uma ferramenta para identificar uma fonte em uma foto ou captura de tela, seja uma que você já tem ou até mesmo recomendar alguma do TypeKit que é parecida. Veja abaixo:

match-font

Em outros produtos, os destaques vão para o Premiere Pro CC, que agora consegue editar vídeos de realidade virtual com um ambiente de trabalho específico; e o Adobe Stock, que ganhou uma coleção Premium com 100 mil imagens curadas para garantir a qualidade e a técnica nas imagens.

Em vez de pular direto para a versão 2015.5, outros softwares, como o Illustrator, Premiere Pro e After Effects, ganharam o número 2015.3. As atualizações estão disponíveis no aplicativo da Creative Cloud.

Receba mais sobre Photoshop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados