Quanto o brasileiro gasta com celular por mês?

Mais de 70% da população brasileira gasta menos de 10 reais por mês com serviços de telefonia móvel

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Os dados mais recentes da Anatel registram mais de 256 milhões de linhas de telefonia móvel no Brasil. Isso dá mais de um número de celular por habitante, mas o gasto mensal médio com o serviço continua baixo. Até demais.

Números levantados pela consultoria Kantar e divulgados com exclusividade para o Tecnoblog revelam que 71,7% da população brasileira gasta até 10 reais por mês com celular. Entre jovens de até 16 anos, a taxa sobe para 91,3%, e entre 16 a 24 anos é de 76,2%. A segunda maior faixa de gastos é entre 31 e 50 reais, representada por 14% dos usuários.

Dados estimados pelo Teleco levantam valores similares: o ARPU (receita mensal por usuário) estimado para o Brasil é de pouco mais de 19 reais. São números significativamente baixos, e as operadoras estão fazendo de tudo para elevar o gasto por usuário com serviços de telefonia móvel.

A estratégia atual das operadoras é diminuir a venda de serviços avulsos e concentrar na venda de pacotes fechados, que incluem minutos de voz, dados e SMS, custando entre 7 e 10 reais por semana. É difícil ver alguma propaganda de pacote de dados avulso ou promoções nos valores por minuto de ligação.

Algumas empresas ainda estão incluindo minutos para outras redes em planos pré-pagos e controle, algo que não existia até pouco tempo e desestimula o “efeito clube”, no qual usuários mantém linha ativa em diversas operadoras para poder aproveitar todas as promoções.

Um dado interessante é a penetração de smartphones por idade: pessoas mais jovens tendem a usar mais smartphones, enquanto pessoas mais velhas usam mais feature phones. Essa é uma tendência que deve acabar mudando: é raro ver algum aparelho mais simples sendo exposto no varejo, uma vez que tanto a procura quanto a diversidade de modelos são baixas.

É curioso notar que, quanto maior a idade, maior o gasto com serviço celular, mesmo com mais feature phones do que smartphones em idades mais avançadas:

Outros dados da pesquisa estão disponíveis no site da Kantar. Quanto você gasta por mês com celular? Comente aqui embaixo e diga qual o seu plano!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados