11 dicas para economizar bateria no Android

Seja por ajustes ou aplicativos, veja como aumentar sua autonomia de energia em qualquer versão

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Está percebendo que a bateria do seu celular não está durando tanto quanto antes? Nem sempre é defeito: pode ser que algo no seu smartphone esteja consumindo bastante bateria, ou você precisa ficar mais atento ao que usa. Veja essas dicas para conseguir ter autonomia até o fim do dia.

Diminuir o brilho da tela

O que mais gasta bateria no seu Android é manter a tela ligada, o que faz sentido, já que é um dos componentes principais para o uso do aparelho. No entanto, vale reduzir o brilho do celular (acessando as Configurações ou a barra de notificações) para ter uma maior autonomia.

Reduzir o tempo para a tela desligar

Além disso, você também deve reduzir o tempo para a tela desligar: quanto menos você deixa a tela ligada enquanto não está usando o celular, mais vai gastar bateria sem necessidade. Acesse essa configuração em Configurações > Tela > Modo de espera.

Desativar Wi-Fi, Bluetooth, Localização e/ou 3G

As funções de conectividade do seu celular também gastam bastante bateria. São estas: Wi-Fi, Bluetooth, Localização (GPS) e 3G. Nem sempre dá para desativar todas, mas é bom deixar inativo o que você não estiver usando. Priorize o uso do Wi-Fi, mas caso não esteja usando-o e não precise conectar a nenhuma rede em um futuro próximo, desative-o.

Faça o mesmo com o Bluetooth e, se puder ficar sem dados móveis, com o 3G. Todas essas configurações são facilmente acessíveis  na parte de Redes sem fio e outras das configurações. Para desativar (temporariamente!) o seu GPS, entre em Configurações > Localização. Ative ou desative esse ajuste ou mude o Modo de conexão.

Configurar aplicativos que acessam sua localização

Neste mesmo lugar, você pode definir os aplicativos que têm permissão de usar o GPS. Confira se não tem nenhum app desnecessário que possa estar puxando a sua localização e gastando mais bateria do que deveria.

Ativar o modo avião em tempos críticos

Se a bateria está acabando e você realmente precisa de uma carga maior, vale ativar o modo avião, que limita as conexões móveis e a rede de celular. Você ficará sem sinal e incomunicável, mas vale o uso dessa função para te dar alguns minutos a mais de autonomia. Acesse essa configuração na barra de notificações ou nas Configurações > Rede sem fio e outros > Mais > Modo avião.

Se houver, ativar o modo de economia de bateria

Não é toda versão do Android que tem, mas o modo de economia de bateria é um recurso do sistema para, bem, economizar bateria. Ele pode ser acessado em Configurações > Bateria. Toque no botão de menu, localizado pelos três pontos verticais (…) no canto superior direito e escolha Economia de bateria.

Outra configuração interessante de checar é a Otimização de bateria, localizada logo abaixo da economia. Ela faz com que aplicativos gastem menos bateria em segundo plano, mas não é ativada para todos os apps. Veja se não está faltando algum aplicativo que pode estar sendo gastão com a sua bateria.

Ver os aplicativos que mais consomem bateria

Ainda em Configurações > Bateria, você consegue ver o consumo da sua bateria pelos aplicativos. Veja os apps que mais gastaram bateria ultimamente e como reduzir esse gasto: abrir menos o aplicativo, limitar os dados em segundo plano ou desintalá-lo, caso ele não seja útil.

Se houver, remover papéis de parede animados e widgets

Na tela de início do seu celular, você pode colocar widgets ou definir papéis de parede animados, que se movem o tempo todo. Sim, pode, mas não quer dizer que deve: esses dois recursos gastam bastante bateria. Se você tiver widgets ou um papel de parede nesse estilo, remova-os para ter mais autonomia de bateria.

Basta segurar o dedo no Widget e arrastar para Remover. Quando você encontrar um espaço vazio na tela inicial, é só segurar com o dedo na tela e mudar o papel de parede. Pode ser também que esse ajuste esteja em Configurações > Tela.

Reduzir ou desativar as animações do aparelho

Pode parecer besteira, mas as pequenas animações do Android também gastam bateria. E, ao desativá-las, o sistema parece mais rápido. Siga as instruções abaixo para desativá-las:

  1. Entre nas Configurações > Sobre o telefone;
  2. Toque dez vezes repetidamente em Número da versão;
  3. Deve abrir uma nova opção nas configurações chamada Opções de desenvolvedor. Entre nesse ajuste;
  4. Desça a tela até encontrar a opção Escala de animação da janela. Escolha Animação desligada.

Desinstalar ou desativar aplicativos que você não usa

Ainda que você não abra um aplicativo há um tempo, ele pode estar em segundo plano. Principalmente em certos aplicativos que são pré-instalados no sistema, que não são tão intuitivos de desinstalar. Basta entrar nas Configurações > Aplicativos e fazer a limpa.

Instalar um aplicativo para gerenciar a bateria

Por fim, se você realmente não conseguir a bateria ou quiser uma garantia a mais, a saída é instalar algum aplicativo que te ajude com isso. Dentre eles, o Greenify e o DU Battery Saver fazem um bom trabalho.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados