O que é modo ocioso?

Outros fabricantes de celulares usam o termo “Modo de espera”, mas função é a mesma: desligar a tela após um período de inatividade

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Descrição de o que é modo ocioso
O que é modo ocioso? (Imagem: Vítor Pádua/ Tecnoblog)

Todos os celulares da Motorola possuem o modo ocioso. Ele evita que a tela do aparelho fique ligada por muito tempo sem uso e ajuda a economizar a bateria. Continue comigo e entenda mais sobre o recurso.

O Modo ocioso, encontrado em celulares da Motorola, é um recurso que regula o tempo que a tela do Android permanecerá ligada, antes de apagar após um período de inatividade. 

Pelo Google, esse modo é chamado oficialmente de “Tempo limite da tela”. Outros fabricantes de celulares, como a Samsung, usam o termo “Modo de espera”, mas o recurso é o mesmo.

Por padrão, o sistema operacional vem ajustado de fábrica em 30 segundos, mas o usuário pode configurar a janela de tempo como desejar (com limite de 30 minutos).

É importante lembrar, no entanto, que o recurso foi criado para economizar energia e minimizar danos na tela (principalmente se ela for OLED, para evitar o burn in). Por isso, o Android recomenda configurar o Modo ocioso sempre em períodos pequenos, entre 15 e 30 segundos.

Modo ocioso e Economia de bateria são a mesma coisa?

Não. A Economia de bateria é um recurso que entra em ação quando o nível da bateria atinge um valor muito baixo, geralmente menos de 15% (limiar da configuração padrão). Quando isso acontece, o Android pode tomar uma série de medidas, tais como:

  • As animações de transição entre telas são desativadas;
  • O brilho da tela é reduzido;
  • Os apps deixam de atualizar dados quando em segundo plano;
  • Os serviços de localização são desativados com a tela apagada;
  • O recurso “OK Google” da Google Assistente é desligado
  • (o Android deixa de ouvir o ambiente o tempo todo);
  • O tema escuro é ativado automaticamente.

Se você quer ajustar e determinar quando a tela do celular deve ser desligada, é só ir em Configurações > Tela > Modo ocioso.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados